Secretaria Municipal da Saúde

Quinta-feira, 2 de Julho de 2015 | Horário: 16:42
Compartilhe:

Prevenção de quedas é tema de arraial na URSI Santo Amaro

Brincadeiras ajudam a entender como se livrar do problema

Por Felipe Aires

A Unidade de Referência em Saúde do Idoso (URSI) Santo Amaro promoveu, no último dia 24 de Junho, às 9h, uma festa junina temática para os pacientes. O tema escolhido foi “O lúdico na prevenção de quedas”, e coincidiu com a semana de prevenção de quedas. Funcionárias da unidade aliaram brincadeiras com informações úteis a respeito deste grave problema, que atinge muitaspessoas da terceira idade.

Cerca de 40 idosos se divertiram na festa. Brincadeiras como boca do palhaço, pescaria – que, de maneira lúdica, passou a ser chamada de “péscaria”, por causa dos cuidados que os idosos devem ter com calçados -, argola, tomba lata e boliche animarama manhã. Além das brincadeiras, foi montada uma mesa de doces e salgados.

“Estamos sempre os orientando aqui na unidade. A queda tem um impacto no jovem e outro nos idosos. Os ossos ficam mais frágeis, existe o problema da osteoporose e a recuperação é muito mais lenta. Um osso quebrado em um idoso é algo que se torna realmente muito grave” disse Lúcia Alelaf de Alencar Lima, fisioterapeuta da unidade.

Cuidados

A coordenação motora e o equilíbrio estão relacionados à queda. Muitos idosos têm medo de cair e isso leva ao isolamento social: “As brincadeiras tiveram relação direta com os problemas a cerca das quedas. Buscamos trabalhar equilíbrio, visão, coordenação e riscos do ambiente” disse a fisioterapeuta. “Os riscos ambientais são muitos. A prevenção das quedas é de suma importância. Evitar usar tapete em casa, procurar sempre evitar sandálias e usar sempre calçados de velcroque segurem o calcanhar, com solado antiderrapante”, completou Lúcia.

Ismael Bortolotti, de 81 anos, esteve na festa com sua esposa e ressaltou a importância das informações que recebe na URSI: “A gente pensa que não tem perigo algum na nossa casa, mas é aí que mora o perigo. No nosso ambiente temos que ter atenção redobrada. Eu e minha esposa procuramos sempre tomar cuidado com os mínimos detalhes. Estamos casados há 51 anos e o trabalho feito aqui nos ajuda a sermos ainda mais unidos. Ela que me trouxe aqui e aqui é tudo de bom”, disse Bortolotti.

collections
Galeria de imagens