Secretaria Municipal da Saúde

Terça-feira, 6 de Outubro de 2015 | Horário: 14:38
Compartilhe:

Outubro Rosa começa com mais de mil exames no Itaim Paulista

Na zona Leste, 15 unidades ofereceram exames de Papanicolau e orientações sobre câncer de mama. UBS Jardim Nélia combina Outubro Rosa com Prefeitura no Bairro

Por Cecília Figueiredo

O movimento Outubro Rosa começou com tudo na zona Leste. No último sábado (3), a Supervisão Técnica de Saúde Itaim Paulista promoveu, em suas 15 Unidades Básicas de Saúde (UBS), 1.094 coletas de Papanicolau. Do total, 901 mulheres (82%) realizaram o exame preventivo ao câncer de colo de útero. Elas pertencem à faixa etária prioritária - 25 a 64 anos. A “campeã” de coletas foi a UBS Jardim Camargo Novo: 171 (140 na faixa etária prioritária). O movimento está sendo realizado em consonância com o Programa Prefeitura no Bairro.

O Outubro Rosa nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente. Objetiva promover a conscientização sobre a doença e compartilhar informações sobre o câncer de mama.

Como forma de incentivar as mulheres a fazer o Papanicolau, o autoexame e a receber orientações para a mamografia, os serviços de saúde customizaram as unidades com mensagens sobre a importância da prevenção e o significado do Outubro Rosa. Também são oferecidas lembranças às mulheres, além de orientações e práticas físicas.

Prefeitura no Bairro

Na UBS Jardim Nélia, a programação do Outubro Rosa foi associada à 13ª ação integrada do programa Prefeitura no Bairro, até sexta-feira (9), no estacionamento da unidade. No local estão sendo realizadas oficinas de beleza e autoestima, fornecidas orientações do Projeto Bem Querer Mulher, a continuidade da coleta de Papanicolau, ofertas de testes e aconselhamentos de DST/AIDS em parceria com o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) Sérgio Arouca, orientações sobre o câncer de mama e incentivo ao autoexame da mama.

A comunidade recebe ainda orientações de como fazer um jardim ou horta comunitária e é convidada a participar dos grupos de Dança Circular, Lian Gong e a assistir a apresentações culturais da Fábrica de Cultura e do Coral do Projeto Guri. Quem vai ao local tem acesso à Central de Atendimento ao Trabalhador, pode obter a 1ª e 2ª via das certidões de nascimento, casamento e Registro Geral (RG), fazer cadastro, atualização cadastral de benefícios sociais e casamento comunitário.

Juliana Mendes de Melo, gerente da UBS Jardim Nélia, convida a população a tornar mais florida a “árvore da vida” - montada na recepção do serviço de saúde – com laços cor de rosa. “Assim como as árvores, a mulher está sempre em crescimento, sempre em evolução e passa por diversos ciclos. Mesmo quando perde suas folhas, logo em seguida se regenera em um recomeço, em busca de um novo florescer, para chegar renovada na próxima estação”, afirma Juliana.

 

collections
Galeria de imagens