Secretaria Municipal da Saúde

Quinta-feira, 8 de Outubro de 2015 | Horário: 18:13
Compartilhe:

Grupo de Apoio ao Tabagista do HSPM

Para viver com mais qualidade de vida

Grupo de Apoio ao Tabagista, oferece tratamento aos servidores municipais, com atendimento de equipe multiprofissional capacitada pelo CRATOD - Centro de Referência de Álcool, Tabaco e Outras Drogas

 

Por Daniela Avancini

O tabagismo é reconhecido pela OMS como doença epidêmica, que causa dependência física, psicológica e comportamental. É um problema de saúde pública global e principal causa de morte evitável no mundo. Trata-se, como outras dependências, de uma doença que necessitando de atendimento multidisciplinar. O Hospital do Servidor Público Municipal (HSPM) oferece, desde 2013, por meio do Grupo de Apoio ao Tabagista, tratamento aos servidores municipais, com atendimento de equipe multiprofissional capacitada pelo CRATOD - Centro de Referência de Álcool, Tabaco e Outras Drogas. Este ano o grupo adotou uma nova abordagem didática, com a realização de dois grupos por ano.

O encontro começa com uma reunião de sensibilização, junto a toda equipe multiprofissional. Nela são explicadas a forma de atuação do grupo e os malefícios do cigarro. Em seguida são realizadas reuniões individuais com assistente social, enfermeira e psicóloga, que avaliam a condição do paciente. O diferencial neste momento é que se faz um contrato com os participantes. Estes devem comunicar a data em que pretendem parar de fumar (no máximo até o 4º encontro).

Após as reuniões de apoio, ocorrem quatro encontros semanais, dois quinzenais e um mensal, com conteúdos específicos das áreas de serviço social, psicologia, nutrição, fisioterapia, farmácia, médico e enfermagem. Ao final do encontro é entregue o manual do INCA (Instituto Nacional de Câncer).

Avaliação

Os pacientes são avaliados ao longo dos encontros e, se necessário, encaminhados para suporte médico e/ou psicológico, assim como a indicação do uso de adesivos e/ou medicação. Também existe o oferecimento de encontros mensais de apoio, durante seis meses após o término do grupo. Neste novo formato, a proposta é a realização de dois grupos por ano. O primeiro ocorreu entre abril e julho, com 50 pacientes inscritos para a reunião de sensibilização, onde 25 participaram das reuniões de apoio, com resultados considerados extremamente satisfatórios:

- 25 foram agendados para entrevista avaliativa pela equipe multiprofissional.
- 25 participaram das reuniões de apoio e destes.
- 11 cessaram o consumo de tabaco.
- 5 reduziram o consumo.
- 9 não cessaram o consumo de tabaco.

O segundo grupo de 2015 já teve início, com a presença de 23 pessoas.

 

collections
Galeria de imagens