Secretaria Municipal da Saúde

Quarta-feira, 28 de Outubro de 2015 | Horário: 14:58
Compartilhe:

Saúde promove Dia Mundial de combate ao AVC na Avenida Paulista

Haverá aferição de pressão e orientações. Todos os anos, 15 milhões de pessoas sofrem AVC; 80% dos casos poderiam ser evitados

Por Camila Brunelli

A cada sete segundos uma pessoa sofre um Acidente Vascular Cerebral (AVC), também conhecido como derrame cerebral. A cada seis, uma pessoa morre devido a este tipo de derrame. A cada ano, 15 milhões de pessoas têm um AVC e, dessas, seis milhões não sobrevivem. O AVC é um dos principais causadores de mortes do mundo. Como forma de chamar a atenção sobre o problema, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), em parceria com a ONG Rede AVC Brasil, promoverá nesta quinta-feira (29) - dia Mundial do Combate ao AVC - uma ação de prevenção e orientação.

A ação ocorrerá em frente ao Shopping Center 3, na Avenida Paulista. Oito profissionais vão aferir a pressão dos transeuntes e orientá-los com materiais informativos. No mesmo dia, a ONG Rede AVC Brasil tem uma agenda nacional sobre o tema, com audiências públicas, seminários, distribuição de materiais, etc.

Informação é essencial, já que em cerca de 80% dos casos o AVC poderia ser evitado, mas poucas pessoas conhecem o suficiente sobre suas causas, sintomas e cuidados. No Brasil o AVC é a segunda mais frequente causa de óbitos, mas já foi a primeira. Hoje, a cada cinco minutos um brasileiro morre em decorrência do AVC. No ano passado, só no Município de São Paulo 10.704 foram internadas e 5.665 pessoas morreram por essa causa.

Campanhas como a realizada na quinta-feira também têm a intenção de estimular a implantação de uma rede de assistência pública nacional dos pacientes de AVC, tanto no que se refere a primeiro atendimento - que deve ser o mais rápido possível - como para reabilitação de possíveis sequelas.

Sobre a Rede Brasil : http://www.redebrasilavc.org.br/

Serviço:
Aferição de pressão arterial e orientação
Dia 29/10 – Dia Mundial do Combate ao AVC
9h às 17h
Av. Paulista, em frente ao Shopping Center 3

 

collections
Galeria de imagens