Secretaria Municipal da Saúde

Terça-feira, 17 de Novembro de 2015 | Horário: 16:27
Compartilhe:

SMS participa de congresso em João Pessoa, Paraíba

Experiências de inovação em prevenção desenvolvidas na cidade também serão destacadas nos Congressos, com a apresentação da construção do aplicativo (APP) Tá Na Mão

Por Luciana Oliveira (com informações do Departamento de DST, AIDS e Hepatites Virais do Ministério da Saúde)

 

Profissionais do Programa Municipal de DST/Aids apresentarão experiências exitosas do município de São Paulo (MSP) durante o 10º Congresso Brasileiro de HIV/Aids e 3º Congresso Brasileiro de Hepatites Virais que acontecem, simultaneamente, a partir desta terça-feira (17/11) a sexta-feira (20/11), no Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima.

A delegação de São Paulo discutirá a melhoria da adesão, seus conceitos, fatores de vulnerabilidade e estratégia nacional; experiência da Profilaxia Pós-Exposição (PEP) no município; tratamento com antirretroviral e uso de drogas. A parceria com os Programas De Braços Abertos (DBA) e Transcidadania serão discutidas na sala de Políticas Públicas Intersetoriais e Contribuições para Boas Práticas na Prevenção.

As experiências de inovação em prevenção desenvolvidas na cidade também serão destacadas nos Congressos, com a apresentação da construção do aplicativo (APP) Tá Na Mão e da expansão da testagem em ambiente comunitário.

O tema “Novos Horizontes, Novas Respostas” norteará os dias de atividades dos dois congressos que reunirão cerca de três mil pessoas de organismos internacionais, governo brasileiro e sociedade civil em torno de um intenso debate sobre as ideias mais inovadoras que hoje permeiam os dois grandes temas.

Segundo o departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, os congressos têm como objetivo mostrar novas tecnologias, pesquisas, medicamentos e boas práticas na prevenção e na resposta ao HIV/Aids e às hepatites virais. O congresso de aids é realizado desde a década de 1990 e, nas nove edições anteriores, o foco foi a prevenção. Este ano debaterá todos os aspectos da resposta à epidemia: novas técnicas de diagnóstico, de tratamentos e prevenção.

Os congressos serão realizados pelo Departamento de DST, AIDS e Hepatites Virais (DDAHV) do Ministério da Saúde, em parceria com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) e o Governo da Paraíba.


Programação do MSP


17/11

Oficina – “Adesão: conceitos & preconceitos” - Zarifa Khoury (SP)

18/11

• “Profilaxia Pós-Exposição ao HIV: o desafio da ampliação do acesso nas redes constituídas - Experiência da Profilaxia Pós-Exposição - PEP no Município de São Paulo” - Dra. Cáritas Relva Basso

• “Respostas ao HIV para pessoas que usam drogas: necessidade de estratégias compartilhadas e ampliadas - Tratamento com antirretroviral e uso de drogas: o enfrentamento do HIV nas cenas de uso” – Dra. Zarifa Khouri

19/11

• “Para além dos serviços de saúde: oferta de teste rápido de triagem no centro de cidadania LGBT” - Ana Lucia Spiassi

• “Ações intersetoriais e o enfrentamento do HIV/Aids: a experiência do Programa de Braços Abertos” - Ana Lucia Spiassi

• “Evidências Científicas em adesão ao tratamento: Casos de abandono no município de São Paulo” - Zarifa Khoury

20/11

• “Políticas públicas intersetoriais e contribuições para boas práticas na prevenção”: Programa de Braços Abertos - Ana Lucia Spiassi e Programa Transcidadania - Adriano Silva Queiroz

• “O desenvolvimento de um aplicativo para celulares e tablets como aconselhador de bolso” Augusto Mathias

Confira a programação completa aqui.

Assista a transmissão ao vivo aqui. 

 

collections
Galeria de imagens