Secretaria Municipal da Saúde
OMS frisa importância da segurança no trânsito
A médica chinesa Margaret Chan é, desde 2007, diretora-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS). Por ocasião da abertura da 2ª Conferência Global de Alto Nível sobre Segurança no Trânsito, em Brasília, ela falou sobre o problema das mortes decorrentes do trânsito e da importância de um trânsito mais seguro.
A diretora-geral da OMS colocou a segurança no trânsito como um assunto de grande importância na agenda de desenvolvimento sustentável. “Estamos na metade da década de ação pela segurança no trânsito; então, precisamos continuar trabalhando para fazer progressos. Os países e suas populações devem implementar medidas para evitar que pessoas morram de causas preveníveis como acidentes de carro”, afirma.
Limite de velocidade
Todos os anos acontecem, em média, 1,25 milhão de mortes por ano no mundo em decorrência de acidentes de trânsito, sendo 90% delas em países de baixa e média renda. Chan indica cinco medidas simples e eficazes que ajudam a reduzir estas mortes. Entre elas estão: reduzir o limite de velocidade, usar cinto de segurança; se for motociclista, usar capacete; se tiver uma criança no carro, usar dispositivos de contenção e, quando consumir bebidas alcoólicas, não dirigir.
Segundo Chan, para adotar essas cinco medidas os governos devem ter leis para tal e implementa-las de forma adequada. Motoristas e motociclistas também devem cumprir seu papel. “Dirigir e falar ao celular é inaceitável. Você está pondo em risco não só sua vida como a de outros”, afirmou.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk