Secretaria Municipal da Saúde
Unidades da região Sudeste vacinam meninas de nove a 13 anos contra HPV
Por Gabrielle Pereira e Rosângela Rosendo
Meninas com idade entre nove e 13 anos, que ainda não receberam a 2ª dose da vacina contra o HPV (Papilomavírus Humano), devem atualizar o esquema vacinal até fim de dezembro. A imunização começou em 8 de setembro, por meio da Campanha Nacional de Vacinação Contra o HPV do Ministério da Saúde. Na região da Coordenadoria Regional de Saúde Sudeste (CRS Sudeste), das 50.064 meninas nessa faixa etária pelo menos 15.170 já tomaram a 2ª dose. Este número equivale a 30% da cobertura vacinal da região. As outras 34,8 mil garotas devem tomar a 2ª dose em qualquer Unidade Básica de Saúde para garantir a plena imunização contra o vírus.
Responsável pelo câncer de colo de útero e do surgimento de verrugas genitais, o HPV é um vírus muito contagioso. Basta uma única exposição para ser contraído. A transmissão do HPV ocorre por contato direto com a pele ou mucosa infectada. A principal forma é pela via sexual.
Para o desenvolvimento adequado dos anticorpos contra os tipos de HPV 6, 11, 16 e 18 presentes na vacina são necessárias as três doses. Após seis meses da 1ª dose, a menina deve receber a 2ª e, cinco anos depois da 1ª, deve tomar a 3ª como reforço.
Segundo a Supervisão de Vigilância em Saúde Sudeste, as jovens na mesma faixa etária que ainda não tomaram a 1ª dose também podem procurar a UBS mais próxima e levar cartão de vacinação para receber a imunização.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk