Secretaria Municipal da Saúde

Segunda-feira, 7 de Dezembro de 2015 | Horário: 13:37
Compartilhe:

Região Norte promove encontro sobre meio ambiente

Profissionais da saúde e da educação exibiram trabalhos e debateram ações futuras

Objetivo do encontro foi sensibilizar e conscientizar a população sobre o impacto das ações nocivas ao meio ambiente,

 

Por Danielle Lobato e Talita Coutinho

No dia 25 de novembro a Coordenadoria Regional de Saúde Norte (CRS Norte)
Realizou, no CEU Perus, o encontro “Saúde e Educação Cuidando do Meio Ambiente: Jogando Limpo com o Lixo”. O evento é fruto de parceria entre as secretarias da Saúde e Educação, através de ações do Programa Saúde na Escola (PSE) e Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (PAVS) nas escolas e em todo seu território.

Participaram da abertura do evento Rejane Calixto, coordenadora da Atenção Básica; Wladimir Mantovani, da Supervisão Técnica de Saúde Perus (STS); Marcos Manoel dos Santos, diretor Regional de Educação Pirituba/Perus/Lapa e o coordenador regional de Saúde Norte (CRSN) Alberto Alves Oliveira, que destacou a importância do encontro. “Estou muito satisfeito pela parceria entre a Saúde e a Educação. É nítida a preocupação das equipes com o meio ambiente> Quando trabalhamos com a sustentabilidade não podemos fazer isso de forma isolada, pois se trata de uma questão de cidadania”, afirmou Oliveira.

Projetos

O objetivo do encontro foi sensibilizar e conscientizar a população sobre o impacto das ações nocivas ao meio ambiente, causadas pelo ser humano, com o prejuízo direto sobre a na saúde o planeta. Houve apresentações de experiências exitosas realizadas na zona Norte e no Programa de Saúde na Escola em seis EMEF´s da região de Perus e Freguesia do Ó/Brasilândia (EMEF’S Jairo de Almeida, Jardim da Conquista, Recanto dos Humildes, Senador Milton Campos, Theo Dutra e Desembargador Sebastião Nogueira).

Alunos e comunidade foram orientados sobre a destinação correta dos resíduos sólidos (lixo) e sobre as medidas de combate à dengue. Os estudantes confeccionaram cartazes, fizeram passeatas, panfletos e letras de músicas visando a sensibilizar a população. Também realizaram mutirões para revitalização do entorno das escolas, como pintura e grafitagem de muros, plantio de árvores, consertos das calçadas e construções de canteiros.

Para Marília Arruda Muler, médica e assessora técnica da CRS Norte, “também é responsabilidade da Saúde promover ações educativas que visem à promoção de um ambiente saudável”. Camila Nali, gestora regional do PAVS, afirmou que “por meio dos Programas Saúde na Escola e PAVS, a Saúde, em parceria com a Educação, busca incentivar hábitos saudáveis e a sensibilização para a preservação do meio ambiente, através de atividades lúdicas envolvendo as crianças e suas famílias”.

Balanço positivo

A agente de Saúde da INOVA Flávia Pereira da Silva fez um balanço positivo do encontro. “Fico muito feliz de ver o resultado do trabalho que fazemos. A nossa ação é bater de porta a porta do morador e passar a ele as melhores orientações sobre a coleta correta do lixo, a limpeza urbana e também sobre os trabalhos de reciclagem que é feito nas escolas junto das UBS”, afirmou.


A agente comunitária de saúde Patrícia da Silva Oliveira frisou a “importância de fazer a visita domiciliar com o enfermeiro e o médico nas residências e passar orientação sobre os malefícios que o montante de lixo pode causar como a dengue”. “Explicamos sobre a importância da troca da água do animal todos os dias, a limpeza do pote com sabão neutro, a troca dos vasinhos de planta e também verificamos se a caixa d’água está coberta”, afirmou.

Entre as iniciativas apresentadas, Ionilton Aragão falou sobre o projeto Varre Vila. Trata-se de uma iniciativa da população de Ermelino Matarazzo para acabar com os problemas causados pelo excesso de lixo na região. Pela primeira vez o projeto irá para outra área além da zona Leste - o bairro contemplado será o Elisa Maria, na Brasilândia (zona Norte). Esteve presente também a gestora do Instituto Butantã, Neuzeti Santos, que trouxe abordagem mais técnica sobre o tema “Resíduos sólidos”.



Objetivos para 2016

As metas para o próximo ano são investir em parcerias para continuar com as atividades. Também está previsto ampliar as ações para que outros bairros participem, garantindo a adesão dos moradores através de ações educativas para minimizar o descarte inadequado do lixo, fazendo com que os focos de Aedes aegypti diminuam e a população tenha uma qualidade de vida melhor.


Prêmio

Um dos projetos apresentados, o “Aprendendo os 5 Rs”, elaborado pelo PAVS da CRS Norte junto a Supervisão Técnica de Saúde da Freguesia do Ó/Brasilândia, conquistou o segundo lugar no “7º Fórum de Promoção da Saúde e IV Encontro de experiências bem sucedidas em promoção da Alimentação Saudável”, após concorrer com outros 42 projetos oriundos de todo o estado de São Paulo.

 

 

 

collections
Galeria de imagens