Secretaria Municipal da Saúde

Terça-feira, 8 de Dezembro de 2015 | Horário: 12:48
Compartilhe:

Hospital Waldomiro de Paula realiza palestra sobre influência da alimentação na prevenção do câncer

Atividade fez parte do Novembro Azul

Por Valéria Casolato

No dia 25 de novembro o Hospital Municipal Waldomiro de Paula vestiu-se de azul em apoio ao Novembro Azul – Todos contra o câncer de próstata. Entre as atividades mais relevantes destaca-se uma palestra, ministrada pela equipe de nutrição, sobre a influência da alimentação na prevenção do câncer. “Podemos previnir essa e outras doenças nos alimentando adequadamente”, afirma Mária Flávia Giordano, nutricionista da unidade.


A influência da alimentação sobre a gênese do câncer ainda é incerta, não sendo conhecidos os exatos componentes ou mecanismos pelos quais ela pode influenciar o desenvolvimento da doença. As evidências apontam que uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais e pobres em gordura, principalmente as de origem animal, não só ajuda a diminuir o risco de câncer como também o risco de outras doenças crônicas não transmissíveis.


Frutas, vegetais, leguminosas


Também tem sido apontada a relação positiva entre o alto consumo energético total e ingestão de carne vermelha, gorduras e leite e o risco de câncer da próstata. Por outro lado, o consumo de frutas, vegetais ricos em carotenoides (como o tomate e a cenoura) e leguminosas (como feijões, ervilhas e soja) tem sido associado a um efeito protetor.
Além desses, alguns componentes naturais dos alimentos, como as vitaminas (A, D e E) e minerais (selênio), também parecem desempenhar um papel protetor. Já outras substâncias geradas durante o preparo de alguns alimentos, como as aminas heterocíclicas e hidrocarbonetos policíclicos aromáticos, têm sido consideradas como componentes da dieta que poderiam aumentar o risco de câncer da próstata.


Hábitos de vida


Outros fatores cujas associações com câncer da próstata foram detectadas em alguns estudos incluem o “fator de crescimento análogo à insulina” insulin-like growth factor, consumo excessivo de álcool e tabagismo. Homens com sobrepeso e obesos também possuem maior risco de desenvolver câncer de próstata.


Serviço de Nutrição e Dietética
Hospital Municipal Dr waldomiro de Paula
Fonte: http://www.ladoaladopelavida.org.br/

collections
Galeria de imagens