Secretaria Municipal da Saúde

Sexta-feira, 11 de Dezembro de 2015 | Horário: 14:27
Compartilhe:

PAVS embarca no Projeto ‘De Olho nas Nossas Águas’

Agentes comunitários das UBS Mar Paulista e Vila Aparecida, da zona Sul, participam de expedição pela Represa Billings

Por Felipe Aires


A área da saúde possui várias frentes que tratam de problemas preocupantes para a população. A falta de saneamento dos recursos hídricos é uma das preocupações dos profissionais da área, pois contribui para a contaminação dos mananciais e afluentes. A região metropolitana de São Paulo vem sofrendo com a falta de chuvas e projetos socioambientais por meio da saúde pública estão cada vez mais atuantes, visando melhores condições de vida para a população.


O Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (PAVS), em parceria com a ONG Espaço e Formação realizou, no último dia 1º, uma expedição pela represa Billings a bordo de um barco do projeto “De Olho nas Nossas Águas”. Agentes comunitários das UBS Mar Paulista e Vila Aparecida participaram da viagem. Ambos puderam acompanhar mais de perto a situação da represa e entender as consequências ambientais da contaminação de suas águas.


‘Grande aprendizado’


A expedição partiu do píer da Empresa Metropolitana de Água e Energia (EMAE) a bordo da escuna “Luareia”. A travessia durou cerca de 4 horas e teve como objetivo coletar e analisar a qualidade da água em diversos braços da represa. “Está sendo um grande aprendizado que poderemos repasser à comunidade. Podemos falar com mais conhecimento de causa sobre a importância da higiene da água, preservação da natureza e orientar a comunidade onde cada um de nós trabalha” disse Valéria Braga Silva, agente comunitária de saúde da UBS Mar Paulista.


A equipe técnica da ONG Espaço e Formação, além da equipe da Organização Social Santa Catarina do PAVS, juntamente com lideranças comunitárias para estudo do meio e vivência da realidade local também participaram da expedição, que contou com 26 pessoas.


‘Estamos acabando com ela’


O marinheiro Gilberto Pereira Guedes vive há 45 anos na região da Billings e navega há 15 pela represa. Ele comentou sobre as mudanças que a região sofreu por conta das agressões ambientais: “Separei um roteiro que vai mostrar bem o impacto que o saneamento tem nas águas da região. São muitas as agressões à natureza. A cidade cresceu muito e com bastante rapidez. Isso acentuou a poluição. Desde a construção da represa, muita coisa mudou e existem leis específicas da represa. O que falta é ter fiscalização e acabar com o lançamento direto do esgoto para a Billings. A represa serve para o abastecimento humano, é a maior do mundo e estamos acabando com ela”, afirmou.


O barco percorreu a Barragem Rio Grande, margem do SESC Interlagos, Braço Cocaia, Margem do Grajaú, Margem Cantinho do CEU, Blog do LEVI, Rodoanel Sul, Braço Taquacetuba - que é o local de captação da água da Billings para Guarapiranga - e braço Alvarenga, na Microrregião de Cidade Ademar, área de atuação das Agentes Comunitárias e região onde está localizada a sede e píer da EMAE.


Fabrício Violimi, coordenador do projeto “De Olho nas Nossas Águas”, ressalta a importância da educação ambiental para a melhoria da qualidade de vida: “Tudo que é relacionado à gestão das águas pluviais e armazenamento correto dela, a relação água e saúde, passando pela proliferação do mosquito da dengue, tudo isso interessa a nós e é nosso foco. O objetivo dessa expedição foi desenvolver teoria e prática sobre as condições de saúde ambiental além de coletar e analisar a qualidade da água em diversos braços que formam a represa Billings”, afirmou.

 

collections
Galeria de imagens