Secretaria Municipal da Saúde

Segunda-feira, 29 de Fevereiro de 2016 | Horário: 17:29
Compartilhe:

Secretaria recebe médicos do PROVAB

Profissionais atuarão em unidades da rede municipal e terão formação em saúde da família

Por Beatriz Prado
Foto: Edson Hatakeyama

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) deu, nesta segunda-feira (29), boas-vindas aos participantes do Programa de Valorização dos Profissionais da Atenção Básica (PROVAB), que atuarão nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. O Programa visa garantir a presença de profissionais para a especialização em saúde da família em áreas de extrema pobreza e periferias de regiões metropolitanas. Os participantes serão avaliados mensalmente.

O encontro com os médicos teve a participação da secretária-adjunta Célia Bortoletto, da coordenadora da Atenção Básica Rejane Calixto, do coordenador de residência médica do município Paulo Fernando Constâncio de Souza e Nicanor Pinto, representante da UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo) e coordenador dos supervisores dos médicos participantes do PROVAB na cidade.

O município de São Paulo aderiu ao Provab pelo quinto ano consecutivo e obteve 21 vagas aprovadas pelo Ministério da Saúde. “A SMS dá as boas-vindas aos médicos que farão parte do PROVAB e vão atuar na rede municipal, pois a prioridade da gestão é a Atenção Básica, e esperamos que durante esse ano vocês tenham a possibilidade de se encantar com a saúde da família”, afirmou Célia.

Avaliação

Os médicos convocados na primeira chamada do PROVAB - 2016 atuarão em UBS nas seis Coordenadorias Regionais de Saúde do município, com jornada semanal de 32 horas e mais oito para formação profissional. A remuneração de R$ 10 mil por mês é paga pelo Ministério da Saúde durante os onze meses de contrato. Os participantes passam por avaliação mensal e, ao alcançar 7 pontos, somam 10% nos exames de residência médica.

Nicanor Pinto, coordenador dos supervisores dos médicos participantes do PROVAB na cidade, ressaltou a importância do encontro entre os ingressantes e os gestores da SMS e dos desafios da atuação na rede. “A partir de agora o contato diário vai ser com os gerentes das UBS e com o supervisor designado pela UNIFESP. São Paulo é a cidade com a maior concentração de médicos do país, mas a dificuldade também é grande. A cidade tem população igual a de Portugal, superior a do Chile e três vezes a quantidade de habitantes do Uruguai. É o município mais complexo do país, com contradições e dificuldades”, afirmou o coordenador.

Julia Ribeiro Lamardo concluiu a graduação em medicina em 2014, na UNESP Botucatu, e vai participar do curso de especialização em saúde da família, na UBS Costa Melo (região Leste). “Quero fazer especialização em psiquiatria desde o quinto semestre da graduação, mas sempre tive grande interesse em Atenção Básica. Gostei muito de todos os estágios na rede básica e o acolhimento sempre foi muito bom. A psiquiatria é uma área muito específica, então, a oportunidade de atuar em clínica geral e atenção primária é essencial e muito importante para a formação em longo prazo, creio que vou gostar”, disse Julia.

collections
Galeria de imagens