Secretaria Municipal da Saúde

Sexta-feira, 11 de Março de 2016 | Horário: 14:24
Compartilhe:

Dia Internacional da Mulher é celebrado na UBS Panamericano

Houve palestras, orientações de saúde e dicas de beleza

Após as palestras houve uma confraternização com café da manhã saudável, sorteio de brindes e uma equipe voluntária para realçar ainda mais a beleza das mulheres

 

Texto e fotos por Talita Coutinho

Para comemorar o 8 de março, Dia Internacional da Mulher, a Coordenadoria Regional de Saúde Norte (CRS Norte), por meio da equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) Jardim Panamericano, no Jaraguá, proporcionou atividades especialmente voltadas para suas usuárias.

Entre as atividades realizadas, a agente de saúde Marisa Dutra fez uma palestra sobre qualidade de vida, reaproveitamento de alimentos e preparo de receitas saudáveis. Marisa falou ainda sobre os benefícios dos sucos de cascas de frutas, o bom funcionamento do intestino, circulação do sangue, problemas estomacais e como aproveitar melhor os alimentos que compramos.

A enfermeira Vanilda Barros Miranda falou sobre as ações deste dia. “Há três anos a UBS realiza essa atividade em comemoração à data. Trata-se de É uma maneira de valorizar todas as conquistas das mulheres e falar sobre a importância dos exames preventivos e os serviços que a unidade oferece”, afirmou.

Mamografia

Foram realizados exames de Papanicolau e fornecidas orientações sobre a importância da realização do exame preventivo para detecção de câncer do colo do útero. As usuários da UBS também foram informadas sobre a importância do autoexame de mamas e a realização da mamografia uma vez por ano para as com mais de 40 anos. As mulheres com históricos familiares de câncer procurar a enfermagem. Durante a atividade também foi abordada a importância da mulher na sociedade. Hoje, muitas já são provedoras do lar e lutam ativamente por seus direitos.

A agente de promoção ambiental Flávia Decresci conversou com as homenageadas sobre seus direitos. "As palestras são focadas de acordo com o nosso público. Hoje nós falamos do espaço da mulher, pois temos muitas na região que não são alfabetizadas. Assim, reafirmamos que nunca é tarde para aprender coisas novas, e que cada mulher tem o poder de mudar seu destino”, disse Flávia.

Café, bate-papo e beleza

Após as palestras houve uma confraternização com café da manhã saudável, sorteio de brindes e uma equipe de beleza voluntária para realçar ainda mais a beleza das mulheres. "Realizamos esta atividade com o propósito de atrair as mulheres, que já são discriminadas e precisam de um olhar mais atencioso. Assim, uma equipe de cabeleireiros voluntários fez escova, cortou o cabelo, fez unhas e sobrancelhas de todas. Nossas usuárias saíram daqui se sentindo bonitas, tiraram fotos. O dia fez muito bem a elas", disse a agente.

As usuárias aprovaram a homenagem. “Foi o máximo. Adorei essa confraternização”, disse Lourdes Mionirin Valério. "Aprendi muito com as dicas de alimentação. A equipe está nota mil”, afirmou Maria Madalena de Jesus. Para Genita da Costa Oliveira não foi diferente. “Achei ótimo. Ganhei até flores. Estou muito feliz”, disse.


Data histórica

No dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos de Nova Iorque (Estados Unidos) fizeram uma grande greve reivindicando melhores condições de trabalho, equiparação de salários com o dos homens e tratamento digno no cotidiano do trabalho. O ato foi reprimido com muita violência e elas foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Cerca de 130 tecelãs morreram carbonizadas. Em 1975 a data em homenagem a essas mulheres foi oficializada pela Organização das Nações Unidas (ONU)

 

 

collections
Galeria de imagens