Secretaria Municipal da Saúde
Itaim Paulista realiza quase mil exames de câncer de colo do útero em apenas um sábado
Por não necessitar de agendamento prévio, as mulheres foram chegando às unidades
Por Cecília Figueiredo
Foto: Arquivo da STS Itaim Paulista
Quinze Unidades Básicas de Saúde (UBS) da Supervisão Técnica de Saúde (STS) do Itaim Paulista (zona Leste) intensificam ações preventivas de câncer do colo de útero. Nada menos de 958 exames de Papanicolau foram realizados em 15 UBS. Por ser o terceiro de maior incidência na população feminina, unidades e STS estabeleceram um desafio: ampliar a oferta de exames preventivos e orientações. Para tanto, haverá atendimento em pelo menos um sábado por mês. A próxima campanha de intensificação de coletas ocorrerá no dia 16 de abril, em todas as UBS do Itaim Paulista.
Caso a tendência do primeiro sábado de março se confirme, no decorrer do ano haverá um crescimento ainda maior do que o registrado em 2015. No ano passado foram realizadas quatro campanhas de intensificação. Essas ações resultaram em 3.430 coletas, sendo 84,11% realizadas com mulheres na faixa etária de risco – entre 25 e 64 anos de idade.
Em um único sábado daquele março de 2015, o conjunto de unidades do Itaim Paulista realizou 734 exames preventivos ao câncer de colo de útero. Agora, no início deste mês, como parte da programação do 8 de Março (Dia Internacional da Mulher), as 15 UBS realizaram, entre 8h e 16h, 958 exames de Papanicolaou, sendo 836 em mulheres na faixa de risco.
Sem agendamento prévio
Por não necessitar de agendamento prévio, as mulheres foram chegando às unidades. Antes da realização do exame, receberam orientações das equipes de enfermagem sobre a importância da realização periódica, a partir do início da atividade sexual, dos exames preventivos aos cânceres uterinos e de mama.
Até o final de março, quando os resultados devem ser encaminhados pelo laboratório, as unidades iniciarão os agendamentos de consulta médica para aquelas que apresentaram alteração no exame. “Todas as mulheres que realizaram a coleta serão chamadas nas unidades, porém, priorizamos os exames alterados”, afirmou Ana Kantzos, supervisora técnica de Saúde Itaim Paulista.
4ª causa de mortes
Em números de casos, o câncer de colo do útero perde apenas para o câncer de mama e o de colo retal. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), é hoje a quarta causa de mortes de mulheres por câncer no Brasil.
Portanto, ampliar a oferta do exame em dias e horários mais acessíveis a quem trabalha durante a semana é fundamental para reduzir a mortalidade. Essa estratégia será mantida e ampliada em 2016. Ao invés de quatro campanhas, serão realizadas mais cinco. A próxima ocorrerá no dia 16 de abril, entre 8h e 16h, em todas as UBS do Itaim Paulista. Na ocasião, as 15 unidades oferecerão o exame de citologia oncótica (Papanicolaou).
Causa
Causado pela infecção persistente por alguns tipos (chamados oncogênicos) do Papilomavírus Humano – HPV, o câncer de colo de útero é muito frequente. Em alguns casos, podem ocorrer alterações celulares que evoluem para o câncer. Essas alterações das células são descobertas facilmente no exame preventivo (Papanicolaou) e são curáveis na quase totalidade dos casos.
SERVIÇO
Campanha contra o câncer de colo uterino
Unidades básicas de Saúde do Itaim Paulista
16/4 – Sábado
8h às 16h
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk