Secretaria Municipal da Saúde

Quinta-feira, 24 de Março de 2016 | Horário: 14:41
Compartilhe:

UBS Malta Cardoso integra projeto para manter riacho do Sapé limpo

Funcionários e conselho gestor da unidade se reúnem mensalmente com outras Instituições para discutir propostas de melhorias para riacho da zona Oeste

 

Por Karina Mendes


O riacho do Sapé, que deu nome a comunidade localizada no bairro do Rio Pequeno, há dois anos recebeu obras da Sabesp que transformaram um esgoto a céu aberto, em um riacho limpo. A população que sofria com o mau cheiro do esgoto hoje dispõe de um projeto que trabalha para manter a água limpa e aproximar a comunidade do riacho, estimulando ações de melhoria, como saneamento básico e campanhas de educação ambiental.
 

A Micro Rede se reúne mensalmente. Nos encontros são discutidas melhorias para a região do riacho. Há ainda a participação e o apoio da Secretaria da Habitação, Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, de professores e alunos das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEF) Roberto Mange e Brasil-Japão e de representantes da comunidade.

Conscientização

Apesar do trabalho das Instituições para manter o Sapé limpo, falta conscientização da comunidade. A região sofre com grande quantidade de resíduos jogados nas ruas e nas áreas do riacho. “A gente tem muito problema de lixo no Sapé. As pessoas ainda veem o rio como esgoto, onde jogam o lixo. Isso está na nossa cultura”, relata Simone Omori Honda, gestora ambiental do Programa Ambientes Verdes e Saudáveis Butantã.

Mesmo com o grande problema do lixo, a qualidade da água que antes era poluída, hoje é regular. Para que se tenha o resultado do estado da água, mensalmente a Micro Rede reúne os alunos das escolas participantes do projeto e coleta amostras de água do rio que, depois, são analisadas pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS).

 

Parceria

A ideia é conscientizar os alunos para que, desde cedo, vejam a importância da água limpa na vida do ser humano. “As escolas estão juntas para isso, para trabalharmos com os alunos e assim, evoluirmos a questão educativa” diz Simone.

O projeto ganha cada vez mais força e apoio. A Micro Rede tem trabalhado ideias como mutirões de limpeza com usuários da UBS Malta Cardos e plantio de árvores com a comunidade. Há ainda a proposta de fazer um parque linear do Sapé, com espaço para depósito de lixo. O Sapé, que antes não passava de um esgoto abandonado, hoje está engajando grandes propostas de melhoria de qualidade de vida para a população da comunidade.

Quer ficar por dentro das novidades que a Micro Rede propõe para o Sapé? É só acessar o blog do projeto: http://microredesape.blogspot.com.br/

 

collections
Galeria de imagens