Secretaria Municipal da Saúde

Segunda-feira, 16 de Maio de 2016 | Horário: 15:02
Compartilhe:

URSI Santo Amaro promove curso para prevenir quedas de idosos

Casa foi montada para simular ambiente onde idoso vive

Por Felipe Aires


Com o envelhecimento, muitos idosos vão perdendo a musculatura, o equilíbrio e a agilidade. O corpo começa a não responder aos estímulos tão rapidamente, o que contribuiu para quedas, mesmo dentro de casa. Como forma de preparar os profissionais da saúde para orientar os pacientes sobre as adaptações necessárias para evitar tais problemas, a Unidade de Referência à Saúde do Idoso (URSI) Santo Amaro promoverá, na próxima quinta-feira (19), na própria URSI, uma capacitação para trabalhadores que lidam diretamente com idosos.

Entre os participantes do curso estarão fisioterapeutas, cuidadores, fonoaudiólogos e enfermeiros de três supervisões de saúde da zona sul: Santo Amaro, Campo Limpo e M’Boi Mirim. No último dia 12, aconteceu a primeira turma do curso.


Como principal atividade da capacitação, uma casa foi montada para simular um ambiente onde vive um idoso. Nela os participantes puderam identificar os principais problemas enfrentados no ambiente doméstico. “Deixamos a casa bagunçada e com barreiras para que os profissionais possam adaptar o ambiente doméstico propício aos idosos. Muitas são as dificuldades encontradas pelos idosos, e nós temos o dever de auxiliá-los. A queda é um problema muito sério nessa idade”, disse a gerente da URSI Santo Amaro Cláudia Azevedo Neves.


“Estamos nos capacitando para auxiliar da maneira correta. Muitos idosos têm medo de sair de casa por causa da queda. Mas na própria casa possuem obstáculos invisíveis, perigosíssimos para a saúde deles. Qualidade de vida anda lado a lado com o ambiente doméstico do idoso”, afirmou a fisioterapeuta Lúcia Alelaf de Alencar Lima.


Pressa é aliada da queda


Muitos são os fatores que levam à queda do idoso. Mas, segundo Lúcia, a melhor prevenção é não cair. “Parece meio óbvio dizer isso, mas muito se fala quanto ao problema da queda e, muitas vezes, esquecemos que não somos feitos pra cair. Assim, evitar a queda é a melhor prevenção. O que se discute são as maneiras como evitá-las. Por exemplo, hoje ensinamos a maneira correta de se caminhar; explicamos a necessidade de se respeitar o tempo próprio. Muitos idosos não reconhecem sua idade e querem manter um ritmo de atividade de outrora. Isso é um grande fator na hora da queda. É aquela velha máxima que diz que a pressa é inimiga da perfeição. No caso dos idosos, a pressa é aliada da queda”, afirma a fisioterapeuta.

 

collections
Galeria de imagens