Secretaria Municipal da Saúde
Seminário discute violência e exploração sexual contra crianças e adolescentes
Por Cecília Figueiredo
Nesta segunda-feira (16), a partir das 8h, acontece o 3º Seminário contra o Abuso e Exploração Sexual de Criança e Adolescente, no CEU Curuçá (Itaim Paulista). A atividade, realizada pela Prefeitura, celebrará o 18 de maio - Dia Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças.
O seminário, que conta com apoio da ALPS – Associação de Lutas e Promoção Social -, Khoder e CLN Notícias, integra a mobilização da campanha nacional “Faça bonito. Proteja nossas crianças e adolescentes”, reforçada a cada 18 de maio. O objetivo do evento é conscientizar a população sobre o enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes.
Entre os convidados para o seminário estão a procuradora Priscila Schreiner, do Grupo de Combate aos Crimes Cibernéticos do Ministério Público Federal; a advogada Thais Romoli Tavares, integrante da Comissão Municipal de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Criança e Adolescente; Edinho Santana, consultor de políticas públicas para promoção dos direitos humanos da criança e do adolescente e ex-conselheiro do Condeca e a psicóloga Luanda Godois, do Centro de Referência e Apoio à Vítima (CRAVI).
O evento é realizado pela Prefeitura, por meio das secretarias municipais da Saúde, Educação e Assistência Social, Subprefeitura do Itaim Paulista, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de São Paulo, Fórum de Defesa da Criança e do Adolescente, conselhos tutelares e Coordenadoria Regional de Saúde Leste.
Caso Araceli originou data
O 18 de maio (instituído pela Lei Federal nº. 9.970/2000) rememora a data do sequestro, em 1973, de Araceli Cabrera Sanches, criança de oito anos. Ela foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada no Espírito Santo. O corpo da menina foi localizado seis dias depois, carbonizado. O crime, cometido por jovens de classe média alta, segue impune.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk