Secretaria Municipal da Saúde
CAPS da região Sul realizam Semana da Luta Antimanicomial
Por Patricia Torres
Nesta quarta-feira (18) comemora-se o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, instituído para garantir os direitos de cidadania da pessoa com transtornos mentais. Trata-se de um reforço à diretriz da Política Municipal de Saúde Mental, segundo a qual, como qualquer pessoa, estes pacientes também têm direito à liberdade e a viver em sociedade. Em celebração, os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) que pertencem a Coordenadoria Regional de Saúde Sul (CRS Sul), prepararam várias atividades.
A data também visa garantir a existência e implantação de serviços substitutivos aos hospitais psiquiátricos. Os CAPS, por exemplo, funcionam como pontos de acolhimento aos pacientes, onde é oferecida toda assistência médica, psicológica e social.
A programação da CRS Sul prevê atividades educativas e gratuitas direcionadas aos pacientes, desde crianças, adolescentes, adultos e familiares para debater e promover uma reflexão sobre o assunto.
Programação
No M’boi Mirim, o CAPS Adulto II M’boi Mirim, em comemoração aos seus 10 anos, irá na quarta-feira (18) para a Avenida Paulista junto com os colaboradores e pacientes para a atividade “Poesia e Arte na Rua”.
Na quinta-feira (19) será realizada uma palestra de acompanhamento terapêutico e poesia com um psicólogo da unidade. Em seguida irão para o CEU Guarapiranga, para um show de talentos com direito a dança circular e bolo de aniversário do CAPS.
No CAPS Infantil II M’boi Mirim, na quarta-feira (18) pela manhã (10h30 às 11h30) e à tarde (14h30 às 15h30), uma psicóloga e uma terapeuta ocupacional conversarão com os jovens e familiares sobre os mitos e verdades da loucura humana.
Na quinta-feira (19), terapeuta ocupacional e assistente social farão uma apresentação de cordel. Para encerrar, na sexta-feira (20), às 17h30, uma psicóloga e uma enfermeira falarão sobre a luta antimanicomial.
Também na região, o CAPS AD III Jardim Ângela, preparou, para quarta-feira (18) uma sessão de cinema e atividade musical de percussão para os usuários, das 10h30 às 15h30. Na quinta-feira (19), das 8h às 14h, haverá outra sessão de cinema. Às 17h será exibido o documentário “Razão x Loucura” para os familiares dos pacientes. Para encerrar as atividades no CAPS, na sexta-feira (20), às 10h, será realizado um minisarau.
No CAPS AD II Capela do Socorro, nesta quarta-feira (18), às 10h30, psicólogos da unidade falarão sobre o surgimento do CAPS e sua importância para a sociedade. Na quinta-feira (19), haverá sessão de cinema especial e na sexta-feira (20) um desfile “da loucura”.
Inauguração
Na quarta-feira (18), a partir das 11h, o CAPS Infantil II Campo Limpo, será inaugurado oficialmente - a unidade já funciona há mais de um ano. Ainda nesse dia, a unidade irá para a Paulista levando pacientes e familiares. Na quinta-feira (19), será feita uma assembleia com o tema da luta dos pacientes para reintegração na sociedade. Na sexta-feira (20) haverá mais uma sessão de filme com discussão final.
No CAPS Adulto III Paraisópolis, na manhã da quarta-feira (18), será realizada uma oficina de teatro temática sobre a Luta Antimanicomial e, na quinta-feira (19), mais uma assembleia com roda de conversa sobre o tema.
Encerrando a programação, os profissionais do CAPS Adulto II Parelheiros se reunirão amanhã (18) na Praça de Parelheiros para divulgação de cartazes, ações e conscientização da população sobre esse tema.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk