Secretaria Municipal da Saúde

Quarta-feira, 25 de Maio de 2016 | Horário: 19:12
Compartilhe:

Funcionários do SAMU-SP são homenageados pelo trabalho prestado à população

Cerimônia reuniu 35 funcionários e contou com apresentação do coral da GCM

 

Texto e fotos: Patrícia Pasquini

“Prezados senhores, solicitei um atendimento de emergência para a minha sogra por princípio de convulsão. Nestes momentos, só quem passa por esta situação ao ver o desespero de um familiar em agonia e ao mesmo tempo se sente impotente é que tem noção que de fato acontece. Quero deixar aqui registrado o meu agradecimento à equipe responsável pelo atendimento. Ao sr. Ezequiel, que ao telefone deu o 1º suporte e acionou a ambulância; ao dr. Maurício e à enfermeira Maira, que demonstraram mais que profissionalismo, agiram com carinho e amor com a minha sogra de modo que ela pudesse se sentir bem cuidada, bem como nos ouviram com atenção sobre o histórico do problema e nos orientaram com propriedade e fundamento. São profissionais como esses que fazem a diferença na vida das pessoas e certamente são agentes de construção de um futuro melhor. Fica o meu agradecimento a essa equipe e aqueles que tiveram o cuidado, ainda que de forma indireta, e que não pude citar os nomes. Peço a Deus que abençoe vocês, suas famílias, os livres de todo o mal e que os capacite diariamente para que sejam pessoas usadas para levar mais que um atendimento médico: a confiança e a esperança aos que esperam por vocês em momentos tão difíceis”.

Nem tudo são críticas. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU-SP) recebe, diariamente, muitos elogios semelhantes ao citado acima. A iniciativa parte de munícipes que necessitaram de ajuda e aprovaram o Serviço. Com o aumento do volume de elogios, em 2013, a coordenação resolveu homenagear os funcionários que trabalham para que o serviço seja de excelência com a entrega de um certificado durante cerimônia e a presença dos familiares e amigos.

Na noite desta terça-feira (24), 35 funcionários do SAMU-SP foram homenageados. O coral da Guarda Civil Metropolitana participou do evento com a apresentação de músicas e do Hino Nacional. “Quando o funcionário se empenha e agiliza a resolução de um processo de trabalho, por exemplo, traz um ganho para o SAMU-SP. Esperamos renovar a motivação no funcionário. Ele tem que saber que é merecedor daquele elogio”, afirma a coordenadora de enfermagem do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU-SP), Marisa Malvéstio.

 

 

 

A equipe responsável pelo atendimento ao munícipe que enviou o e-mail acima - médico Maurício Augusto Gonçalves, enfermeira Maira Cristhiane Bogado da Silva e condutor Marco Antonio do Nascimento – falou sobre o caso. “O atendimento em questão ocorreu faz cerca de três meses, no bairro do Mandaqui, Zona Norte da cidade. A ocorrência entrou como convulsão, mas após avaliação médica foi verificado que se tratava de mal-estar. Na verdade, a paciente precisava de estímulo para alimentação e adequação ao tratamento médico que se submetia há algum tempo”. A equipe estabilizou o quadro da paciente, passou as orientações à família e se retirou. “É muito bom ver a resposta do nosso trabalho e gratificante saber que conseguimos ajudar. O reconhecimento da ajuda é importante para a equipe”, afirma o médico Maurício Augusto.

Após a cerimônia, os elogios são publicados no Diário Oficial e vão para o prontuário do servidor. “Nós tomamos o cuidado de checar a veracidade do elogio. Todas as informações são verificadas para constatar se o elogio corresponde ao atendimento mencionado e se há compatibilidade com o que foi dito. Se não tem mecanismo de comprovação documental, o elogio não pode ser levado adiante”, explica Marisa.

 

 

Do outro lado do auditório, os olhos marejados de emoção, uma alegria contagiante e a gratidão no coração serviram de combustível para a sra. Dalila Aparecida Afonso Diniz, 76 anos, se locomover até uma jovem enfermeira. Recuperada do período de três meses em coma, sobre cadeira de rodas e com dificuldade auditiva, ela fez questão de abraçar quem por três vezes salvou sua vida. A sra. Dalila precisou do SAMU-SP duas vezes em novembro do ano passado e uma vez em janeiro de 2016. Durante a cerimônia, após distribuir muitos beijos e proferir um discurso emocionado, dona Dalila contou que ficou muito marcado na memória a segurança que os funcionários passaram em momentos que ela pensava perder a vida. “O maior benefício é o reconhecimento da população e da coordenação. A pessoa precisa saber que aquilo que fez repercutiu, por menos que seja”, diz Marcelo Itiro Takano, coordenador da Rede de Atenção às Urgências e Emergências do Município.

 

collections
Galeria de imagens