Secretaria Municipal da Saúde
Zona Sul reúne mais de 7 mil pessoas em Dia do Desafio 2016
Por Tatiana Ferreira
Mais de 7 mil pessoas participaram das atividades propostas pela Coordenadoria Regional de Saúde Sul (CRS Sul) para o Dia do Desafio 2016, realizado no último dia 25 de maio.
O Dia do Desafio é uma campanha mundial que teve início em 1995 com o objetivo de incentivar a prática de atividades físicas em prol do bem-estar e da qualidade de vida, por meio de uma competição entre cidades em vários países. Neste ano, São Paulo competiu com Belém do Pará, mas até o momento os organizadores do evento ainda não divulgaram qual cidade levou a melhor no desafio.
Na zona Sul de São Paulo, com o intuito de mobilizar o maior número possível de pessoas, a CRS Sul promoveu 231 atividades diferentes em 113 unidades de saúde envolvidas. As unidades promoveram ações variadas, envolvendo caminhada, danças, alongamento, brincadeiras de criança, capoeira, pilates e práticas chinesas, como o tai chi e lian gong.
Ao todo, foram atingidos 7.582 participantes, número maior que em 2015, que movimentou 6.235 pessoas na região, um aumento de 20% de participação.
Campeãs de público
A atividade que reuniu o maior número de público foi o Circuito de Acrobacias realizada pelo CAPS Infantil Cidade Ademar que beneficiou 612 pessoas. Na sequência, vem a ação “Brinque e Jogue” realizada pela UBS Jardim Niterói, que contou com 328. Já a Caminhada do Bem, proposta pela UBS Mata Virgem, reuniu 193 participantes.
Origem da data
Originalmente, o Dia do Desafio surgiu no Canadá em 1983. Com o passar dos anos, o evento espalhou-se pelo mundo. Atualmente, é uma iniciativa apoiada pela International Sport and Culture Association (ISCA), e promovida pela The Association for International Sport for All (TAFISA) e UNESCO. No Brasil, foi realizado pela primeira vez em 1995, em parceria com a TAFISA, porém a partir de 2000, a organização passou a ficar a cargo do Serviço Social do Comércio (SESC) São Paulo.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk