Secretaria Municipal da Saúde

Sexta-feira, 17 de Junho de 2016 | Horário: 17:31
Compartilhe:

Profissionais de saúde recebem capacitação para usar o Telessaúde

29 Unidades Básicas de Saúde da cidade já iniciaram o curso. A partir do dia 4 de julho, elas já poderão enviar suas perguntas pelo sistema

Por Felipe Aires

Na última segunda-feira (13), teve início a capacitação dos profissionais de saúde que farão uso de uma nova plataforma de trabalho intitulada de “Telessaúde”. A ação de capacitação envolve teleconsultores, telerreguladores e apoiadores do Programa Telessaúde do Município de São Paulo.

Neste primeiro momento, estão sendo capacitados 120 profissionais que estão diretamente envolvidos no projeto em 29 unidades de toda a cidade. As regiões com mais unidades contempladas são a zona Leste, com sete unidades, seguida pela zona Sul, com seis.

Com a implantação do Telessáude espera-se qualificar ainda mais a Atenção Básica para que ela seja mais resolutiva, diminuindo assim, os encaminhamentos desnecessários para especialidades e exames.

Aula inaugural

Participaram da aula inaugural, que foi exibida via Canal Profissional da Rede São Paulo Saudável, os teleconsultores indicados pelas regiões, além dos profissionais que são apoiadores das UBS indicadas. A abertura do encontro ficou por conta do secretário municipal de saúde, Alexandre Padilha.

Neste encontro de Ensino a Distância (EAD), foi explicado detalhadamente como será feito o processo. Os teleconsultores na área de gestão/processos de trabalho irão responder questões relacionadas à gestão/processos de trabalho; teleconsultores gerais, neste momento, quem vai responder às perguntas serão os médicos generalistas, enfermeiros e dentistas, podendo futuramente, se houver necessidade, acionar especialistas; teleconsultores da regulação regional responderão pelas questões relacionadas à regulação regional e teleconsultores da regulação do Complexo Regulador serão responsáveis pelas questões de cunho da regulação central.

Segundo a assessora técnica do gabinete da Coordenadoria Regional de Saúde Sul (CRS Sul), Maria Laura Deorsola, a região contará, inicialmente, com seis unidades envolvidas no processo. “A Sul indicou profissionais interessados em serem teleconsultores nas três áreas: médica, enfermagem e odontológica. Temos seis unidades envolvidas no início desse projeto, que são: UBS Chácara do Conde; AMA/UBS Integrada Jardim Capela; UBS Jardim Paranapanema; UBS Recanto Campo Belo; UBS Mata Virgem e UBS Parque Regina. Temos a perspectiva de envolver todas as UBS até o final do ano”, disse.

Cronograma da capacitação

A capacitação que teve início no dia 13 segue agora intercalando aulas EAD e cinco momentos presenciais, dedicados à parte prática do curso que inclui tanto o uso da Plataforma de Telessaúde como o fluxo do serviço de teleconsultoria. As turmas de EAD terão tutores à distância para esclarecimento de dúvidas e sugestões. Já os encontros presenciais acontecerão no Complexo Regulador que fica localizado na Avenida Brigadeiro Luis Antonio, 4.805, 1º andar, São Paulo.

collections
Galeria de imagens