Secretaria Municipal da Saúde
Região Oeste aumenta em mais de 20% o número de consultas médicas nas unidades básicas de saúde
Secretário municipal de saúde durante a inauguração da UBS São Remo na zona Oeste de São Paulo
Por Cristiane Guterres
Desde janeiro de 2013, as ações implantadas na região Oeste geraram um aumento de mais de 20% no número de consultas médicas nas unidades básicas de saúde (UBS). De janeiro de 2013 até dezembro de 2015, foram realizados mais de três milhões de atendimentos médicos. Só no ano de 2015 foram aproximadamente 39 mil atendimentos a mais do que no de 2012. A melhora expressiva na oferta de vagas é resultado do trabalho da Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) Oeste e da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) que contrataram médicos e implantaram novos equipamentos de saúde como a UBS Integral Jardim Edite e a UBS São Remo.
Mais de 11 mil pessoas da comunidade São Remo, no distrito do Rio Pequeno, foram beneficiadas com a inauguração da UBS São Remo em setembro de 2015. Nos primeiros nove meses de atendimento já foram realizadas mais de 14 mil consultas médicas. Com área construída de 600 m2, a UBS São Remo presta atendimento nas especialidades clínica, ginecológica, pediatria, psiquiátrica, psicológica e odontológica. O equipamento funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.
Inaugurada em outubro de 2013, a primeira UBS integral da região Oeste é avaliada como boa ou ótima por mais de 90% dos usuários. A UBS Integral Jd. Edite atende, além da consulta agendada, a demanda espontânea, nenhum paciente sai sem ser atendido. Com uma infraestrutura completa, conta ainda com sistema de prontuário eletrônico implantado e integrado ao sistema de gestão do atendimento. Esta medida integra as informações do paciente e permite o acompanhamento clinico em qualquer outra unidade da rede municipal. A UBS Jardim Edite já realizou, desde a sua inauguração, mais de 38 mil consultas.
Estas e outras iniciativas fazem parte da estratégia da Secretaria Municipal de Saúde e da Coordenadoria Regional de Saúde Oeste para fortalecer a atenção básica do município e melhorar o atendimento à população.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk