Secretaria Municipal da Saúde
Professores entram no ritmo do Susdance
Por Talita Coutinho
Após o sucesso alcançado na região de Perus com trabalhos realizados com crianças e adolescentes, agora foi a vez dos professores entrarem no ritmo do Susdance. O objetivo da atividade – que contou om palestras e dinâmicas - foi abordar a saúde desses profissionais que têm papel fundamental na formação do ser humano. O Projeto Susdance faz parte do Programa Saúde na Escola e já conseguiu grandes resultados ao longo desses dois anos.
No dia 2 de agosto a atividade, iniciada às 8h, reuniu a equipe reuniu 24 professores do Centro Educacional Unificado (CEU) Perus. O encontro foi aberto por uma palestra com Fábio de Brito Braga, médico da saúde da família, sobre personalidade. Até as 12h, diversos assuntos foram abordados, como lembranças da infância, o poder do abraço, palestras sobre saúde física e mental. A atividade foi finalizada com uma sessão de dança circular.
Foi nítida a emoção e o entusiasmo dos professores. Raimundo Nonato Guedes de Souza confessou ter sentido uma experiência incrível. “Eu vi o trabalho da equipe muito bem articulado, em sintonia. O que me chamou mais a atenção foi a dinâmica de todo o programa. Foi uma manhã muito agradável, porque o professor se sentiu respeitado e foi valorizado. Acima de tudo, ele se sentiu vontade para dizer o que pensa, relembrou momentos importantes da vida dele enquanto aluno, e essa busca dessa memória é interessante para a gente refletir sobre o nosso papel enquanto incentivador”, disse o professor.
‘Além de minhas limitações’
Para a professora Ângela Kelly Nascimento não foi diferente. “A atividade me fez perceber que eu posso ir além das minhas limitações para desenvolver um trabalho melhor como professora. Eu achei [a atividade] muito produtiva, muito boa, um momento para a gente parar e pensar em nós mesmos, como profissionais e como pessoas”, disse.
A equipe realizou uma pesquisa nas escolas de Perus com a finalidade de saber e entender as principais necessidades dos profissionais da educação. Após a pesquisa, eles percorreram 10 escolas, aplicaram 138 atividades, entre dinâmicas e palestras. Ao todo foram atingidos 646 profissionais. Destes, 346 são professores. Esta etapa do projeto Susdance teve início em maio e encerra dia 15 de agosto.
“O foco foi trazê-los para que saibam a importância que têm, o quanto influenciam na vida das crianças e o quanto eles podem construir grandes seres. Também abordamos a importância de cuidar da saúde física e mental. E com o trabalho, a gente têm sentido fortes emoções, porque eles se entregam de verdade”, comenta Nara, gerente da Unidade Básica de Saúde (UBS) Vila Caiuba.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk