Secretaria Municipal da Saúde
Campanha de vacinação antirrábica começa dia 15
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ-SP) realizarão, entre a próxima segunda-feira (15) e 28 de agosto, a campanha de vacinação antirrábica para cães e gatos. A meta é vacinar 900 mil animais. A aplicação da vacina é gratuita. As seringas e agulhas são descartáveis.
O município disponibilizará 2.276 postos de vacinação, sendo 1.974 unidades volantes e 23 fixas. Conheça a lista completa de postos de vacinação e o horário estão no site da Secretaria Municipal da Saúde:
www.prefeitura.sp.gov.br/saude
Sobre a raiva
A raiva é uma doença transmissível, caracterizada pelo contágio direto (mordida, arranhões ou lambedura de cães, gatos ou morcegos infectados). A vacinação anual garante a manutenção do controle da doença nas populações de cães e gatos e, por consequência, na população humana. De acordo com o CCZ-SP, não há registro de casos de raiva humana no Município desde 1981.
Recomendações para o dia da vacinação
Para vacinar seu animal, o proprietário deverá identificar, no cartão de vacinação, o nome do cão ou gato e nº do Registro Geral Animal (RGA). Este documento ou comprovante atesta a vacinação contra a raiva, com validade de um ano.
Todos os cães e gatos com mais de três meses de idade devem receber a vacina - inclusive as fêmeas que estiverem amamentando, prenhas ou no cio -, exceto os doentes (animais com diarreia, secreção ocular ou nasal, sem apetite, convalescentes de cirurgias ou outras enfermidades).
• Todos os cães devem estar com coleira e guia. A focinheira é obrigatória em animais bravos;
• Gatos são mais assustados. Portanto, devem ser levados em caixas de transporte ou similar, evitando fugas ou acidentes;
• Somente adultos com condições de conter os animais devem conduzi-los ao local de vacinação.
Outras práticas importantes para a prevenção da raiva:
• Manter o animal domiciliado e levá-lo para passear somente com coleira e guia, evitando contato com outros animais desconhecidos.
• Não mexer em cães e gatos desconhecidos para prevenir agressão.
• Ao ser mordido ou arranhado por um cão ou gato, lave bem o local com água e sabão e procure orientação médica na unidade de saúde mais próxima.
• Em especial para os felinos, deve-se cuidar para que não saiam à noite para locais abertos, o que evita contato com morcegos.
Outras informações podem ser obtidas no site:
http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/saude/ ou pelo telefone 156.
Serviço
Campanha de vacinação antirrábica para cães e gatos
Dias: 15 a 28 de agosto
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk