Secretaria Municipal da Saúde
São Paulo Carinhosa entrega Caderno da Família para profissionais da região Sul
Por Patricia Torres
Na última sexta-feira (19), no auditório do CEU Vila Rubi, foi realizada a entrega do Caderno da Família às equipes de ESF (Estratégia Saúde da Família) da região do Grajaú, pertencente à Supervisão Técnica de Saúde (STS) de Capela do Socorro. O evento faz parte das ações da São Paulo Carinhosa, política da Prefeitura de São Paulo que promove o desenvolvimento integral da primeira infância.
Estiveram presentes ao evento o secretário municipal de Saúde Alexandre Padilha, a primeira-dama Ana Estela Haddad, a coordenadora da Atenção Básica Regiane Calixto, a supervisora técnica de saúde de Capela do Socorro Betina Black Dalarmelino e o subprefeito da região Antônio Dias.
O Caderno da Família reúne as principais informações para o desenvolvimento saudável da criança. Entre elas estão a importância do planejamento familiar, do aleitamento materno e do parto humanizado.
Para falar da mudança com implantação da São Paulo Carinhosa na região do Grajaú, o Agente de Promoção Ambiental (APA) da UBS Gaivotas, Felipe Romera de Medeiros, explicou o desenvolvimento das crianças nas questões cognitivas, motoras, emocionais e sociais. “É notória a diferença de três anos para cá. Vamos continuar olhando para nossas crianças mais carentes e trazendo desenvolvimento e melhora da qualidade de vida aos mais vulneráveis”, afirmou Medeiros.
Redução da mortalidade infantil
Padilha ressaltou a participação dos ACS no programa. “Todos os envolvidos nesse projeto estão de parabéns. Duzentos e setenta profissionais foram certificados no primeiro módulo da São Paulo Carinhosa e mais de 21 mil famílias foram beneficiadas. Conseguimos reduzir a mortalidade infantil, que era nosso objetivo principal”, disse o secretário. O segundo módulo do programa começa em setembro.
O que é a São Paulo Carinhosa?
O objetivo do Programa São Paulo Carinhosa é articular, coordenar, divulgar e ampliar ações realizadas no município de São Paulo para a promoção do desenvolvimento integral da primeira infância. A abordagem integral a esta questão nas políticas públicas inicia-se no planejamento familiar, no planejamento da concepção, na fase pré-natal, e segue do nascimento ao processo do desenvolvimento infantil.
A primeira-dama reforçou que o “objetivo é garantir um nascimento saudável, o parto humanizado, o crescimento com saúde, uma boa alimentação, acesso à educação infantil, o suporte às famílias, todos os direitos estabelecidos no Estatuto da Criança e do Adolescente”, disse Ana Estela.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk