Secretaria Municipal da Saúde
Oficina de pé diabético capacita profissionais da região Sudeste
Por Rosangela Rosendo
A cada 20 segundos, ocorre no mundo uma amputação de membro devido a complicações vasculares decorrentes do diabetes. É o que apontam dados da Federação Internacional de Diabetes (IDF, sigla em inglês). Uma das complicações crônicas da doença é o pé diabético. Em agosto, como forma de ajudar usuários crônicos a manter os cuidados e prevenções contra a doença, foi implantada a Oficina de Capacitação para Avaliação do Pé Diabético, coordenada pela Assistência Técnica de Enfermagem da Coordenadoria Regional de Saúde Sudeste.
Segundo especialistas, o pé diabético pode ser prevenido por meio do controle adequado da doença, da observação e da limpeza corretas dos pés. Para tanto, a oficina é destinada à capacitação de profissionais enfermeiros que atuam nas unidades de saúde do território, incluindo as Organizações Sociais de Saúde parceiros.
“Esse trabalho é direcionado principalmente aos profissionais que atuam junto a usuários que participam de grupos de prevenção de diabetes nas UBS da região”, explica Patricia Luna, enfermeira da Assistência Técnica de Enfermagem da Sudeste e que coordena a iniciativa.
Sintomas
Segundo médicos, em geral pessoas com úlceras do pé diabético apresentam redução da qualidade de vida. Apresentam dor, perda de dias no trabalho e são isoladas socialmente, entre outros problemas.
Já foram realizadas quatro oficinas. A primeira aconteceu dia 11 de agosto. A previsão é que, até final de novembro, uma média de 250 profissionais da região participem da oficina, cuja realização ocorre em turmas de 20 pessoas por território. Os encontros duram quatro horas. Incluem conteúdo teórico e prático. Durante os encontros, os profissionais recebem informações atualizadas sobre o tema. Entre elas, como abordar o paciente, fazer anamnese ou avaliar um pé diabético.
“Ao final, os enfermeiros participam efetivamente de treinamento prático. Fazem avalição dos pés dos outros participantes, por meio de teste tátil; realizam teste de sensibilidade para verificação do reflexo do paciente e avaliação de tamanho e funcionalidade do calçado. O grupo recebe ainda orientação sobre como desbridar calos”, afirma Patricia.
Serviço
Oficina de Capacitação para Avaliação do Pé Diabético
Data: sextas-feiras, das 8h às 12h
Turmas Supervisão Técnica de Saúde Vila Prudente Sapopemba
Dia 16 de setembro
Dia 5 de outubro
Dia 11 de novembro
Local: Colégio Tableau – Rua Ibitirama, 447, Vila Prudente
Turmas Supervisões Técnicas de Saúde Ipiranga e Vila Mariana/Jabaquara
Dia 23 de setembro
Dia 28 de outubro
Dia 10 de novembro
Local: Unicsul (Universidade Cruzeiro do Sul) – Rua Galvão Bueno, 868, Liberdade
Turmas Supervisões Técnicas de Saúde Penha e Aricanduva/Mooca
Dia 21 de outubro
Dia 11 de novembro
Local: Universidade Anhembi Morumbi – Rua Dr. Almeida Lima, 1134, Bresser
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk