Secretaria Municipal da Saúde
Música e saúde embalam crianças na Cidade Tiradentes
Por Pablo Aquino
Na Unidade Básica de Saúde (UBS) Inácio Monteiro, em Cidade Tiradentes, crianças são incentivadas a ganhar saúde e autonomia embalados pela música. O projeto Toca Aí, focado no desenvolvimento saudável da garotada, utiliza como principal ferramenta a percussão para a busca de novas perspectivas no ambiente onde vivem.
O projeto, que integra os desafios “Mais Saúde na Cidade”, nasceu da equipe da UBS Inácio Monteiro, em fevereiro, e será concluído em setembro. O Toca Aí recebe incentivo da Supervisão Técnica de Saúde (STS) Cidade Tiradentes, que acredita na inserção cultural como grande aliada para promoção da saúde e enfrentamento à violência nos bairros mais carentes. “É uma nova oportunidade para a equipe desenvolver um trabalho que saia do contexto ligado somente a doenças e remédios”, ressalta a assessora técnica de saúde da STS Ceci Praxedes, que aposta no diferencial proporcionado pelo projeto.
Nada menos de 2.800 crianças, entre seis a 12 anos, estão cadastradas nas equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF) da UBS Inácio Monteiro. A iniciativa visa avaliar, desenvolver as crianças e mensurar, após as estratégias realizadas, quais os impactos, junto a elas e suas famílias, do desafio e da oferta de um retorno cognitivo.
Foco na infância
A ideia surgiu da constatação, por parte da equipe, da ausência na região de uma iniciativa de promoção direcionada à infância. Foi a senha para que o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) elaborasse o projeto, apresentado este ano no Congresso de Secretarias Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (Cosems-SP). No decorrer dos sete meses de sua existência, o Toca aí vem acontecendo: 16 crianças, divididas em dois turnos, integraram o projeto. Isso significa 51% da meta estabelecida no início da ação.
As crianças passam por consultas com pediatra, dentista, fonoaudiólogo, nutricionista e psicóloga. Mas o acompanhamento vai além do bem-estar físico. Busca despertar na criança, desde muito cedo, a responsabilidade, criatividade, comprometimento e capacidade de enfrentar as dificuldades no dia a dia. O objetivo é contribuir para a formação de cidadãos mais autônomos e críticos.
Gustavo Oliveira, de 11 anos, deixou de visitar a Bahia com sua mãe, pois não queria perder nenhum encontro semanal de sua turma. “O Toca Aí é muito importante para mim. Eu já consigo tocar muitas músicas e ainda me divirto com meus amigos”, conta o menino.
Música e sustentabilidade
Para a realização das oficinas, todos os instrumentos de percussão foram criados pela equipe da UBS Inácio Monteiro. Como matéria-prima, são usadas garrafas PET, tampas de garrafa, latas de tinta, entre outros materiais recicláveis, reunidos pelas próprias crianças e seus pais por meio de gincanas na comunidade.
Na avaliação do enfermeiro e músico Marcos Paulo Duarte, que conduz as oficinas, a musicoterapia colabora com a mudança comportamental da criança. Melhora ainda sua fala e, posteriormente ao trabalho do fonoaudiólogo, são constatadas mudanças no comportamento infantil, aumento da afetividade e integração ao seu contexto vivencial.
“Eu acredito que o investimento em nossas crianças, por meio da música, possibilita impactos bastante positivos, como a redução da violência”, disse o enfermeiro. Segundo ele, “o projeto, além de propiciar maior cuidado com a saúde, favoreceu uma maior atenção direcionada às crianças”.
Serviço:
Oficina Toca Aí
UBS Inácio Monteiro
Sextas-feiras – manhã e tarde
Avenida Inácio Monteiro, 3002 – Cidade Tiradentes
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk