Secretaria Municipal da Saúde

Quinta-feira, 13 de Outubro de 2016 | Horário: 13:33
Compartilhe:

Região Oeste qualifica atendimento à pessoa em situação de violência

Curso capacita profissionais para fortalecer os Núcleos de Prevenção de Violência (NPV)

Atualizado em 17/10/2016

Aulas se iniciaram em setembro e estão capacitando profissionais do Butantã e da Lapa

Por Sheila Busato e Cristiane Guterres


Desenvolver ações eficazes de atendimento à violência exige uma equipe multiprofissional. Requer profissionais que tenham um olhar qualificado para identificar o contexto em que este paciente está inserido; que estejam dispostos a investir em projetos terapêuticos, ações de participação com a comunidade e projetos de cultura de paz, que sejam realmente capazes de modificar a realidade. O curso “Implantação da Linha de Cuidado para Atenção Integral à Pessoa em Situação de Violência – Ampliando a capacidade para o olhar qualificado”, desenvolvido na Coordenadoria Regional de Saúde Oeste, tem o propósito de ampliar.

Promovido pela Atenção Integral à Saúde da Pessoa em Situação de Violência, as aulas se iniciaram em setembro e estão capacitando profissionais das duas supervisões de saúde da região: Butantã e Lapa. A capacitação é estruturada por assessorias da CRS Oeste e Secretaria Municipal da Saúde. Visa potencializar e qualificar os espaços de encontros já desenvolvidos nas regiões para a implantação da Linha de Cuidado para Atenção Integral à Saúde das Pessoas em Situação de Violência.

Cerca de cem profissionais estão se preparando para qualificar o atendimento e elaborar ações para o enfrentamento da violência de gênero, étnico racial, sexual, contra crianças, idosos, dentre outros. Todos eles compõem os Núcleos de Prevenção de Violência (NPV) nos serviços de saúde da região Oeste. Com o curso, estão discutindo ainda como ampliar a escuta qualificada para identificar e atender as pessoas em situação de violência.

Os encontros mensais acontecerão até fevereiro de 2017, com o objetivo de disponibilizar informações, conhecimentos e tecnologias que qualifiquem o cuidado das pessoas em situação de violência. O curso pretende ainda reforçar o trabalho dos NPV e estimular a articulação com outros serviços e setores da Rede de Atenção da Saúde e da Rede de Proteção Social nos territórios.


 

collections
Galeria de imagens