Secretaria Municipal da Saúde
Região Sul comemora Dia das Crianças com variada programação
Mais do que diversão intuito da festa da UBS Alto do Umuarama foi aproximar os baixinhos da unidade
Por Patricia Torres
Em comemoração ao Dia das Crianças, celebrado em 12 de outubro, diversas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da região Sul realizaram atividades educativas para estabelecer vínculos entre a unidade e os pacientes mirins. Entre os destaques, citamos as atividades realizadas pela UBS Alto do Umuarama, na região de Campo Limpo e UBS Zumbi dos Palmares, em M’boi Mirim.
Brincadeira que promove saúde
Na última quinta-feira (13), a UBS Alto do Umuarama promoveu, das 13h às 16h, uma grande festa na própria sede onde estiveram presentes 120 crianças e diversos profissionais do Núcleo de Apoio à Saude da Familia (NASF), conselheiros gestores da região, colaboradores da unidade e outras pessoas da própria comunidade.
De acordo com a gerente Carla Patrícia Grossi, esses eventos são importantes para a promoção da saúde e também para manter vínculos dos colaboradores. “Foi necessário comoção de todos para conseguir realizar a festa e, no final, foi melhor do que imaginamos”, disse Carla.
Para a festa acontecer, foram necessárias doações e apoio de profissionais da unidade que chegaram a instalar um pula-pula para as crianças e outras brincadeiras de infância como pular corda. A festa também teve máquina de algodão doce e cantinho da beleza com pintura facial. Ao final, foi realizada a oficina de origami e distribuição de lembranças.
Estabelecer vínculos é o foco
Na UBS Zumbi dos Palmares, a atividade teve foco na educação. Novas famílias foram cadastradas na área de abrangência da unidade. Para estabelecer os vínculos, a Agente de Promoção Ambiental (APA) Maria Candido visitou o novo condomínio e, em uma conversa com a síndica, foi detectado que eles receberam muitas doações de livros, mas não tinha como alocá-los. Então surgiu a ideia de fazer uma estante com caixotes velhos, dando novo uso aos objetos e incentivando a reciclagem de materiais.
O grupo conseguiu reunir 30 crianças do prédio e com muita pintura, transformaram os caixotes em estantes para colocar os livros. Agora o condomínio Ponte Baixa se tornou uma Biblioteca Comunitária. E o projeto foi aprovado pela gerente da UBS, Adriana Rocha. “Criança gosta de brincadeiras que envolvam pinturas. Unimos o útil ao agradável. O resultado ficou excelente. Pode ser o início de outros projetos parecidos.”
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk