Secretaria Municipal da Saúde
CRS Oeste promove encontro com economista renomado para debater a garantia do SUS no cenário atual
Por Karina Mendes
Aconteceu na terça-feira (29/11), na Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, um encontro dos profissionais que participam do Curso de Apoio Institucional Paideia da Coordenadoria Regional de Saúde Oeste (CRS Oeste) com o professor de Economia da Saúde da mesma universidade, Áquilas Nogueira Mendes.
Mendes foi convidado pelo coordenador regional de saúde Oeste, Alexandre Nemes, para uma conversa a respeito da Proposta de Emenda Constitucional 55 (PEC 55).
Durante o evento, o professor mostrou aos profissionais a atual situação financeira do Sistema Único de Saúde (SUS) do Brasil e explicou como ficariam as finanças da saúde pública após a possível aprovação da PEC 55. A medida fixaria por até 20 anos um limite de gastos para as áreas da educação e da saúde.
Paideia
O curso de apoiadores acontece desde agosto de 2016 e tem como proposta capacitar os profissionais da CRS Oeste para a ampliação da metodologia de apoio institucional no método Paideia nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). A proposta é que, por meio do desenvolvimento de narrativas e processos, seja incentivado o diálogo entre a equipe, além de fomentar a criação de coletivos de gestão capazes de tornar o atendimento ao cidadão mais humanizado.
Participam do curso Paidéia as assessorias da CRS Oeste, Supervisões Técnicas de Saúde (STS) Butantã e Lapa/Pinheiros e profissionais das organizações parceiras da região, Associação Saúde da Família (ASF) e Associação Paulista para o Desenvolvimento de Medicina (SPDM).
O encontro com o professor Mendes possibilitou o acesso às informações do cenário da saúde pública no país, auxiliando os profissionais na compreensão do conteúdo do curso.
Mendes destacou a importância da capacitação e do assunto que ele levou aos profissionais. “Atualmente, com a internet, o que mais temos é informação, o problema é olhar a informação de forma crítica. Então, no debate dos direitos sociais, da saúde sofrendo no Brasil e no mundo particular, e no debate do Sistema Único de Saúde, esse curso é fundamental pra dotar, sobretudo os profissionais trabalhadores do SUS de uma reflexão crítica pra poder aguentar as adversidades da profissão com muita luta”, diz o professor.
*Áquilas Nogueira Mendes é professor livre-docente de Economia da Saúde da Faculdade de Saúde Pública da USP e do programa de pós-graduação em Saúde Pública. Professor doutor do Departamento de Economia e do programa de pós-graduação em Economia Política da Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP).
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk