Secretaria Municipal da Saúde

Sexta-feira, 9 de Dezembro de 2016 | Horário: 10:52
Compartilhe:

CER IV Flávio Giannotti promove Caminhada da Inclusão

-

 

Por Rosângela Rosendo

No sábado (3/12) o mundo celebra o Dia Internacional da Pessoa com a Deficiência. Para lembrar a data e promover o respeito, a cidadania e a inclusão social da pessoa com deficiência, a equipe multiprofissional do Centro Especializado de Reabilitação (CER) IV Flávio Giannotti realizou na última quinta-feira (7/12), o II Encontro do CER Flavio Giannotti e a I Caminhada da Inclusão – ‘Construindo Acesso, derrubando barreiras’. A ação foi realizada no Parque da Independência, na região do Ipiranga.

A atividade reuniu cerca de 100 pessoas, entre usuários, profissionais do CER IV, do Núcleo de Apoio Saúde da Família (NASF), da Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) Sudeste, da Supervisão Técnica de Saúde Ipiranga, além da Unidade Básica de Saúde (UBS) Moinho Velho, CEO Visconde de Itaúna e EMAD Vila das Mercês. Representantes do Centro de Apoio Psicossocial Adulto e Infantil (CAPS), do Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (PAVS), do Hospital Dia Rede Hora Certa Ipiranga e conselheiros gestores de saúde também participaram da atividade.

Com balões coloridos, faixas e cartazes que fizeram alusão ao tema da caminhada, como respeito, solidariedade, acessibilidade, cidadania, a caminhada buscou sensibilizar a população sobre assegurar os direitos da pessoa com deficiência, bem como a sua inserção nos vários espaços da cidade.

Maria Rosalia Jorge de Almeida Martins da Silva, interlocutora de Reabilitação da CRS Sudeste relata que em 2015 foi promovido o I Encontro do CER, ocasião em que os destaques foram as capacitações dos profissionais, dos projetos, mas principalmente os relatos de usuários que transformaram sua vida após o processo de reabilitação.

“Este ano, a proposta foi de ressaltar a inclusão social dos usuários e a importância da pessoa com deficiência ocupar não só o espaço de reabilitação no CER. Quando criamos essas atividades fora da unidade, ao ar livre, queremos que o usuário seja visto por todos e inclusos em todas as esferas possíveis, seja no parque, no esporte, no cinema”, avaliou Maria Rosália.

Iniciativa aprovada

Elisangela Gomes esteve presente na caminhada acompanhando seu filho Robson Gomes, de 10 anos que faz reabilitação auditiva no CER IV Flávio Giannotti, e aprovou a ação. “Eu achei essa atividade muito boa, porque, em geral, as pessoas têm muito preconceito. E para nós que somos mães, enfrentar o preconceito torna o dia a dia mais difícil. Seria bom que mais cadeirantes e pessoas com deficiência participassem também”, comentou.

O fisioterapeuta do CER IV Flavio Giannotti, Pedro Carlos de Araujo Arruda, também aprovou a caminhada e destacou o compromisso dos profissionais envolvidos no cuidado com a pessoa com deficiência. “Que bom que a gente possa lutar pela inclusão e que as pessoas que não têm deficiência estejam também interessadas nessa ação voltada para a minimização das dificuldades e da marginalização dos deficientes. E isso também serve para os idosos que também sofrem limitações através de barreiras arquitetônicas comuns nas nossas cidades”, comemora.

Para Pedro, que é fisioterapeuta há 40 anos e que perdeu a visão há 25 anos, é uma grande satisfação integrar a ação. “É gratificante saber que o CER também está abarcando a reabilitação de deficientes visuais dentro do serviço público, que é algo relativamente novo no Brasil, e que podem ser beneficiados, por meio do trabalho com a assistência social, psicologia, fisioterapia, terapia ocupacional, inclusive visando seu ingresso no trabalho e adentrando a sociedade pela integração profissional”, enfatiza.

Serviço multidisciplinar

A partir de 2013, a região Sudeste ampliou o acesso às pessoas com deficiências física, auditiva, intelectual e visual com a implementação de seis Centros Especializados em Reabilitação do território – CER II Vila Prudente (modalidade física e intelectual); CER III Sapopemba (modalidade física, intelectual e auditiva); CER II Tatuapé (modalidade física e intelectual); CER II Vila Mariana (modalidade física e auditiva); CER II Penha (modalidade auditiva e visual); e CER IV Flávio Giannotti (modalidade auditiva, física, intelectual e visual). Inaugurado em março de 2015, o CER IV Flávio Giannotti tem cadastradas 6.369 pessoas. De janeiro de 2016 até o mês de setembro já prestou aproximadamente 30 mil atendimentos, dispensou 33 cadeiras de rodas, 14 cadeiras de banho, além de 446 Aparelhos de Amplificação Sonoro Individual (AASI).
 

collections
Galeria de imagens