Secretaria Municipal da Saúde
Interlocução de Saúde Mental da região Sul promove último fórum do ano
Por Tatiana Ferreira
O último Fórum de Saúde Mental do ano promovido pela Coordenadoria Regional de Saúde Sul (CRS Sul) aconteceu no dia 25 de novembro, das 9h às 13h, na Unifesp em Santo Amaro reunindo gestores, técnicos e parceiros das cinco Supervisões de Saúde da região.
O evento contou com palestras, balanço da gestão, apresentação dos avanços realizados na Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) da região Sul. Houve também um coffee break preparado pelo projeto “Delícias da Vida”, que reúne pacientes de vários equipamentos de saúde mental da região para o preparo de lanches e doces desenvolvidos nas oficinas terapêuticas oferecidas nestas unidades. Dentro das ações de economia solidária, outros serviços puderam expor peças de artesanato realizado nas oficinas terapêuticas.
O encerramento do encontro foi animado pela apresentação do grupo de percussão do CAPS Álcool e Drogas (AD) III de Campo Limpo, que aproveitou a ocasião para fazer o lançamento de seu single gravado no segundo semestre deste ano. A equipe da Rádio Web do CAPS Infantil Parelheiros também marcou presença, tocando músicas e fazendo entrevistas ao vivo com os presentes.
Em sua fala, Tania Zogbi Sahyoun, coordenadora da região sul fez questão de destacar a importância do envolvimento de todos os técnicos e do trabalho em rede realizado nesta gestão. “Nestes quatro anos, conseguimos fazer uma caminhada na área de saúde mental que considero maravilhosa. Conseguimos trabalhar em rede. Acho que sem isso, não é possível avançar, e além disso, preciso destacar o envolvimento de vocês, técnicos em geral que fazem esse trabalho acontecer no dia a dia pois a gente só discute e apoia o trabalho que vocês fazem”.
Trabalho em rede
Na primeira palestra do dia, Luiz Augusto de Paula Souza, Professor Titular da PUC, Doutor em Psicologia Clínica pela mesma universidade e Pesquisador do Laboratório de Inteligência Coletiva (LINC) falou sobre a importância do trabalho em rede e a produção em comum.
“Falar de redes imaginando uma processualidade tem tudo a ver porque, na verdade, toda a teoria de redes supõe que a gente pense processualidades, que pense relações, que portanto instauram tanto pactualizações, situações de formalização, mas também a gente não sabe tudo, o que vai acontecer como efeito daquelas relações. Há relações entre pessoas e grupos que são mais produtivas e algumas de baixa densidade de produção”, disse Souza.
Entre os conceitos de redes apresentados, Souza falou ainda das características necessárias para fazer trabalho em rede, o qual envolve desde troca de saberes, conhecimentos, materialidades e profissionais, a fim de desenvolver um cuidado eficaz em saúde mental.
Na sequência, Maria Irene Gerassi, interlocutora de Saúde Mental da Região Sul, fez uma apresentação intitulada “Cartografia de Uma Rede – O efeito dos encontros”, para compartilhar os desafios e avanços realizados desde 2013. “Neste período, acho que a gente conseguiu juntar as nossas portas (Hospital, CAPS, PS, etc) e ver muito além do nosso trabalho, Não era mais um serviço centralizado, estamos todos no mesmo nível, trabalhando sem hierarquia, de modo horizontal”, disse Irene.
Após sua fala, ela fez a entrega simbólica do documento da gestão da RAPS Sul aos conselheiros gestores presentes no evento.
Fórum em Defesa do SUS
No último dia 23 de novembro, o secretário municipal da Saúde, Alexandre Padilha, e representantes da Coordenadoria Regional de Saúde Sul (entre elas a coordenadora Tania Zogbi Sahyoun) e das cinco Supervisões Técnicas de Saúde da região participaram do Fórum de Discussão em Defesa do SUS promovido pelos Conselhos Gestores e movimentos sociais na Universidade de Santo Amaro, campus II.
O encontro teve como objetivo discutir a PEC 241, agora PEC 55 no Senado, que prevê o congelamento de investimentos nas áreas sociais pelos próximos 20 anos.
Na ocasião foram esclarecidas dúvidas sobre a PEC, debatido os desafios da rede pública de saúde e criado o Comitê Regional em Defesa do SUS.
No mesmo dia, antes do início do evento, o secretário Alexandre Padilha participou de uma reunião com a Comissão do Movimento Popular de Saúde de Parelheiros.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk