Secretaria Municipal da Saúde
UBS Boracea aposta na conscientização da juventude para combater o Aedes
Ação ensina crianças e adolescentes a combater o Aedes aegypti
Por Nilson Hernandes
Profissionais da Unidade Básica de Saúde (UBS) Boracea, gerenciada pelo Instituto de Atenção Básica e Avançada à Saúde (IABAS), promoveram, no último dia 22, a formação de agentes mirins capazes de identificar e eliminar os criadouros do mosquito Aedes aegypti. Participaram 223 alunos, entre 7 e 14 anos, assistidos pela Casa da Solidariedade, unidade Campos Elísios.
A ação foi conduzida pela gestora local do Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (PAVS) Élen Soares e pela agente de promoção ambiental (APA) Angélica Freitas, com o apoio da Agente Comunitária de Saúde (ACS) Isnaura Serra Ferreira, da assistente social do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) Cláudia Regina da Silva Salles e de um grupo de estagiários de medicina da Faculdade de Medicina da Santa Casa.
A prática lúdica de estratégia educativa foi composta por vídeo, exposição de animais sinantrópicos que podem causar doenças – rato e barata são exemplos - e a caça aos criadouros do Aedes aegypti, vetor da dengue, chikungunya, zika vírus e também da febre amarela, no espaço de convívio comum das crianças, adolescentes e funcionários – foram simulados potenciais criadouros através da utilização de resíduos sólidos com água.
“O principal objetivo dessa ação, aqui nesse ambiente de convivência, é conscientizar os alunos sobre a relação existente entre saúde ambiental e física, pois dessa forma eles aprendem que a prevenção é muito mais importante do que a remediação”, explica Élen.
Os agentes de combate mirins foram à caça dos criadouros do mosquito da dengue, zika vírus, febre chikungunya e amarela
O que se aprende na UBS é praticado em casa
Ainda de acordo com a gestora local do PAVS da UBS Boracea, ao participarem da ação as crianças e adolescentes conseguem fixar os conceitos aprendidos e transmiti-los aos seus responsáveis, exercendo um papel de formadores de opinião. “Temos um feedback muito positivo sobre o que eles falam e fazem em casa para acabar com os criadouros do mosquito Aedes aegypti”.
A Casa da Solidariedade, vinculada ao Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, é um espaço destinado a crianças e adolescentes matriculados em escolas públicas e que se encontram em situação de risco social. A unidade Campos Elísios está localizada na área de abrangência da UBS Boracea.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk