Secretaria Municipal da Saúde

Quarta-feira, 3 de Maio de 2017 | Horário: 15:04
Compartilhe:

UBS Paraisópolis I cria ação para diminuir o número de fumantes na região

O projeto desenvolvido pelo Grupo de Tabagismo da unidade básica de saúde busca melhorar a qualidade de vida da população

Por Marie Serafim

 

O Grupo de Tabagismo da UBS Paraisópolis I vem desenvolvendo uma ação para reduzir o número de fumantes na região, com o objetivo de ajudar, com orientações e dicas, as pessoas que querem largar o vício do cigarro.

Formado por multiprofissionais, o time que ajuda os desejosos de abandonar o vício do cigarro é composto por Aline Bertoni, farmacêutica, por Lilian Soares Teixeira, Agente de Promoção Ambiental (APA), e pela equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família – Nasf. Conta, ainda, com o suporte da equipe da Odontologia.

Ao longo dos encontros, os profissionais da saúde pontuam os malefícios dos cigarros, os benefícios de superar o vício, ensinam os pacientes como detectar em que momentos eles mais fumam, ou seja, se o fator comportamental (estresse, ansiedade, etc.) contribui para o aumento do consumo do cigarro, além de abordar o ganho financeiro quando a pessoa para de gastar com o tabaco.

Também ensinam técnicas que auxiliam o processo de largar o cigarro e distribuem o Kit Fissura (que vem com uma garrafa de água, uma fruta, uma bolacha integral e bala), para ajudar o paciente a substituir o cigarro por algum componente do kit, quando bater aquela vontade danada de fumar.

Periodicidade dos encontros

No decorrer de 2017, o projeto contará com dois grupos de até quarenta pessoas por semestre, que realizam quatro encontros cada um, sempre às quintas-feiras, das 10h às 12h. Nas sessões serão abordadas questões que vão desde os prejuízos causados pelo tabaco na saúde do paciente, até as vantagens de largar o vício, etc.

Depois das reuniões, o paciente ainda passa por três sessões mensais com o psiquiatra, que verifica o seu nível de ansiedade e estresse e se há necessidade de medicação. Caso ele não consiga parar ou reduzir o fumo, será encaminhado para reiniciar no grupo. Essa parte do tratamento é denominada de manutenção.

Primeiros resultados

O primeiro encontro já aconteceu no mês de fevereiro e o grupo, formado por onze integrantes, demostrou sinais positivos ao participar da ação: dois já pararam de fumar e o restante conseguiu reduzir a quase zero e estão sujeitos a deixarem definitivamente o vício no decorrer do processo de manutenção.

Finalizado o tratamento com o psiquiatra, a equipe da odontologia fará uma avaliação da saúde bucal do paciente, que deverá seguir para o tratamento mais adequado ao seu caso na própria unidade de saúde. Caso necessite passar por tratamentos complementares e mais complexos – que não são oferecidos pela USB Paraisópolis I –, ele será encaminhado para um serviço especializado.

As agentes comunitárias e os demais profissionais da saúde convidam os pacientes fumantes para fazerem parte do grupo. Mas se o próprio usuário tiver interesse em participar, pode procurar a unidade para responder um questionário e deixar os dados para contato (nome, endereço e telefone). O próximo grupo está previsto para começar em maio.

Serviço

UBS Paraisópolis I

Rua Melchior Giola, 80 – Paraisópolis

 

collections
Galeria de imagens