Secretaria Municipal da Saúde

Terça-feira, 4 de Julho de 2017 | Horário: 11:56
Compartilhe:

Com aquisição de instrumentais para videocirurgia, Maternidade Cachoeirinha pode realizar mais cirurgias de alta complexidade

Atualmente, o HMEC é o único hospital Municipal de referência para tratamento de endometriose profunda

 A Clínica Ginecológica do Hospital Municipal e Maternidade Escola Doutor Mario de Moraes Altenfelder Silva (HMEC) traz no seu DNA a vocação para a endoscopia

Logo após sua inauguração no início dos anos 70 o HMEC já dispunha de um laparoscópico e de um cistoscópio para procedimentos diagnósticos.

Nos anos 80, antes do surgimento da videocirurgia, já eram realizados pequenos procedimentos, como laqueadura tubária, por via laparoscópica.

Em 1991, a videocirurgia foi incorporada ao serviço. Desde então, os procedimentos endoscópicos passaram a aumentar gradualmente, tanto em número quanto no porte.

Hoje em dia, mais de 50% de todos os procedimentos ginecológicos são realizados por via endoscópica.

Atualmente, são realizados procedimentos com elevado grau de complexidade, como endometriose profunda e também oncologia (veja, na foto abaixo, um caso de adenocarcinoma de endométrio sendo operado por via laparoscópica).

No início de 2017, a gestão aumentou o investimento nessa área, dobrando assim, o pátio de instrumentais, o que permitiu aumentar o número de cirurgias laparoscópicas e histeroscópicas.

Também foram disponibilizados ao serviço grampeadores intestinais e bisturis ultrassônicos, equipamentos muitos sofisticados que permitem uma abordagem mais segura e rápida nos casos de endometriose intestinal e oncológica.

O HMEC atualmente é o único hospital Municipal de referência para tratamento de endometriose profunda.

collections
Galeria de imagens