Secretaria Municipal da Saúde

Sexta-feira, 4 de Agosto de 2017 | Horário: 15:22
Compartilhe:

Encontro na zona sul discute importância da amamentação exclusiva até os seis meses do bebê

Seguindo o calendário do Agosto Dourado, o evento foi realizado no auditório do Hospital Dr. Moysés Deustch - M’Boi Mirim

Por Felipe Nascimento - Assessoria de Imprensa CEJAM

Profissionais de saúde, colaboradores, usuários e convidados se reuniram na manhã desta quarta-feira (02/08) para o IX Encontro de Aleitamento Materno, realizado pela Coordenação Técnica Administrativa da Organização Social (OS) Centro de Estudos e Pesquisas Dr. João Amorim (CEJAM), em parceria com a OS Associação Comunitária Monte Azul e o Hospital Dr. Moysés Deustch - M’Boi Mirim. O evento faz parte das ações da Semana Mundial de Aleitamento Materno, que neste ano tem como tema “Amamentar: ninguém pode fazer por você. Todos podem fazer juntos!”.

Profissionais se reúnem para o IX Encontro de Aleitamento Materno. 

O supervisor médico do CEJAM, Dr. Mário Santoro, abriu a programação apresentando os índices de prevalência de aleitamento nas regiões brasileiras. “Após 120 dias do nascimento do bebê, quando as mães retornam ao trabalho, percebemos que há uma queda no índice em todas as regiões. Pediatras, enfermeiros e as organizações devem não apenas incentivar o aleitamento materno, mas oferecer estrutura para essas mulheres. Há a necessidade de todos se juntarem”, disse.

Segundo relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgado nesta terça-feira (01/08), somente 40% dos bebês brasileiros menores de seis meses se alimentam apenas com o leite da mãe. Dos 194 países analisados, apenas 23 têm taxas de amamentação exclusiva acima de 60%.

“O aleitamento materno como única fonte de alimento nos seis primeiros meses evita infecções respiratórias, diarreia, diminui o risco de alergias e a chance de obesidade. É fundamental para a mãe receber o apoio dos serviços de saúde, da empresa e da família”, explica a médica Anna Paula Aleixo, pediatra do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) da OS Monte Azul, reforçando a importância do trabalho da equipe multiprofissional no processo da amamentação. “Para nós é extremamente importante participar deste evento voltado à saúde da mulher, que muitas vezes tem um puerpério difícil, e conta muito com o apoio dos profissionais de saúde nesse momento tão delicado”.

A coordenadora do Banco de Leite Humano do Hospital Regional Sul, doutora Rosângela Gomes dos Santos, traçou um histórico da campanha “Agosto Dourado” e das ações promovidas ao longo dos anos pelas organizações internacionais. Até 2025, a meta da zona Sul é que 50% das crianças, de até seis meses, sejam alimentadas exclusivamente com o leite materno “A amamentação não é um assunto de interesse apenas das mães, mas de toda a sociedade”, completa a coordenadora.

Durante a programação, os participantes assistiram a dois vídeos nos quais profissionais do CEJAM contavam suas experiências nas Unidades de Saúde e a importância que todos têm no apoio ao aleitamento materno. O evento contou ainda com profissionais do Hospital M’Boi Mirim, da Coordenadoria Regional de Saúde Sul e da Escola de Música da OS Monte Azul.

collections
Galeria de imagens