Secretaria Municipal da Saúde
PAVS intensifica ações de revitalização na zona sul
Por Marie Serafim / Taynara do Carmo / Tatiana Ferreira
No último dia 16 de dezembro aconteceu mais uma ação de revitalização de espaço público promovida por uma equipe do Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (PAVS) da região Sul. Dessa vez, a transformação aconteceu em uma viela localizada ao lado da AMA/UBS Jardim Alfredo, no M’boi Mirim.
O local era utilizado como ponto viciado de descarte de lixo e entulho, propiciando a proliferação de animais sinantrópicos, como escorpiões, e já havia relatos de acidentes com esses animais.
Identificado o problema, a equipe do PAVS planejou a iniciativa que envolveu a comunidade e contou com o apoio e parceria da ONG Bloco do Beco, de grafiteiros da região e das Prefeituras Regionais de M' Boi Mirim e Campo Limpo. Após a limpeza da viela e do muro (que ganhou um lindo jardim vertical), o mesmo foi pintado e grafitado pela comunidade com imagens que remetem à saúde e ao bem-estar. Além disso, bancos de pallets foram construídos e instalados no local.
E o grafite invadiu o muro...
Ao longo de todo o ano de 2017 ações como as acima mencionadas aconteceram em toda a região. Uma delas, por exemplo, foi a realizada pela equipe da UBS Jardim Nakamura que, com apoio do Instituto Favela da Paz, revitalizou uma nascente localizada nas imediações do território. Leia aqui: https://goo.gl/TWhXuX
Por sua vez, a UBS Santa Lúcia, pertencente ao distrito de M’Boi Mirim, organizou junto com a comunidade e o Centro para Crianças e Adolescentes (CCA) Copacabana um mutirão de revitalização da Praça Miguel de Jesus Correia que fica em frente à unidade de saúde.
Os comerciantes e moradores da região ajudaram com algumas doações como tintas, água, fruta (para carregar as energias), ferramentas, mudas, mão de obra e até plaquinhas com dizeres “não pise na grama” e “não jogue lixo”. As Agentes Comunitárias de Saúde (ACS) e a Agente de Promoção Ambiental (APA) da UBS ajudaram e ensinaram as crianças do CCA como plantar, regar e pintar bancos e canteiros.
“É gratificante saber que depois que pintamos e plantamos, as crianças passam a vir aqui para brincar. Faço isso por amor à comunidade”, diz a APA Carla Rodrigues Xavier.
É de pequenino que se começa
Aluno do CCA Copacabana, Arthur Pinheiro da Silva, 13 anos, já sabe da importância de haver mais verde na cidade. “É muito legal participar disso, porque é importante ter mais verde para ter mais ar puro circulando, porque tem lugares que as pessoas ficam só desmatando e o ar deixa de circular”. Seu amigo, Victor Ferreira, da mesma idade, completa: “esse projeto vai melhorar e valorizar mais a praça, pois no último final de semana passei de carro por aqui e estava com muito lixo. Hoje, vamos melhorar a Praça Miguel”, entusiasma-se ele.
Essa conscientização é resultado de uma parceria da UBS Santa Lúcia com o Centro da Criança e do Adolescente (CCA) Copacabana, e conta com todo o apoio dos funcionários e da gerente do CCA, Maria Rosilma Gomes da Cruz Oliveira.
“Nós não temos muita área verde e quando vemos um movimento como esse incentivando e ensinando as crianças dá muita alegria, me enche de orgulho. Além de deixar a praça mais bonita, vou sentir orgulho de saber que ajudei a fazer isso, quando aqui voltar para brincar e andar de bicicleta”, garante o instrutor Ronaldo Coelho de Carvalho Fernandes.
Tenda da Saúde revitaliza jardim da UBS Paraisópolis III
Já a UBS Paraisópolis III, localizada no Campo Limpo, dentro do projeto Tenda da Saúde, revitalizou o jardim de entrada do local. A ação contou com apoio e a presença do prefeito regional Heitor Sertão, das crianças do Centro para Crianças e Adolescentes (CCA) São José e dos usuários do CAPS Adulto III Paraisópolis.
Na ação foram plantadas árvores e mudas de flores de ervas aromáticas numa parede verde e instalada uma horta vertical de bambu.
A ideia desse tipo de iniciativa é melhorar a aparência do local, contribuir com o meio ambiente, deixar o espaço mais verde e conscientizar a comunidade para a importância da revitalização de espaços públicos.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk