Secretaria Municipal da Saúde
Região Norte aprimora procedimentos de AMAS, UBS e UVIS para receber pacientes com arboviroses – doenças causadas por arbovírus
Por Patrícia Santos
A Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) Norte foi responsável pela Capacitação de Profissionais em Arboviroses, com destaque para a dengue e a febre amarela. O evento, que aconteceu nos dias 22 e 23 de janeiro, foi ministrado pela médica Teresa Cristina Fenerich e pelas enfermeiras Débora Rita Santana, Isabel Cristina Aparecida Rizzo e Flávia Helena Ciccone, e contou com a presença das supervisões técnicas, representando suas unidades.
O objetivo é preparar os profissionais de saúde como multiplicadores da sua região a fim de promover um atendimento ainda mais eficaz na recepção desses casos. Denise Pinna, enfermeira da supervisão de Pirituba, fala sobre a relevância da capacitação. "Agregou conhecimento. A importância dessas informações é facilitar a organização do trabalho, para que a gente venha a falar a mesma língua no serviço", afirma ela.
Coleta laboratorial, insumos, medicamento, acolhimento e classificação de risco, foram alguns dos tópicos passados por Débora. “É importante que AMAs e UBS possam se organizar para receber pacientes e não faltar testes rápidos, orientação médica adequada e a classificação de risco”, informa.
Midori Nakahodo, responsável pela Vigilância Epidemiológica da Unidade de Vigilância de Saúde (UVIS) de Santana, explica a importância de ser uma multiplicadora de conteúdo para os demais colaboradores. "A gente tem que disseminar a informação e o conhecimento acumulado por diversos parceiros para todo mundo da unidade, e montar uma estratégia mais assertiva e de acordo com a característica do serviço que temos. Cada território tem a sua particularidade, então tudo isso tem de combinar e articular direito", encerra.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk