Secretaria Municipal da Saúde

Quinta-feira, 8 de Fevereiro de 2018 | Horário: 14:00
Compartilhe:

Programa Municipal de DST/AIDS de São Paulo distribuirá 200 mil preservativos no Sambódromo do Anhembi

Ação de prevenção acontece nesta sexta (9) e sábado (10), durante os dois primeiros dias de desfile das escolas de samba do Grupo Especial

Por Thiago Pássaro

Cartaz informando a entrega de 200 mil preservativos gratuitos aos foliões no Sambódromo do Anhembi, em São Paulo, tendo como pano de fundo a passarela e as arquibancadas do local de desfiles

O Programa Municipal de DST/AIDS (PMDST/AIDS), da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de São Paulo, colocará à disposição 200 mil preservativos gratuitos aos foliões nesta sexta-feira (9) e sábado (10), quando as 14 escolas de samba do Grupo Especial de São Paulo desfilarão pelos 530 metros de avenida do Polo Cultural Grande Otelo, mais conhecido por Sambódromo do Anhembi, na zona Norte.

Todos os setores do Sambódromo, incluindo o Camarote da Cidade, da Prefeitura de São Paulo, terão amplos displays de preservativos, com capacidade para mais de 14 mil camisinhas cada um. Nos locais, agentes de prevenção do PM DST/AIDS farão a distribuição dos preservativos para o público, bem como a orientação sobre prevenção às infecções sexualmente transmissíveis (ISTs)/AIDS. Este é o 18º ano consecutivo da ação na passarela do samba.

“É fundamental o preservativo estar o mais acessível possível ao folião. Seja no Sambódromo ou nos blocos de rua, a ‘Camisinha na Folia’ precisa estar onde as pessoas estão”, diz Cristina Abbate, coordenadora do Programa de DST/AIDS da capital paulista.

É por isso que, além desses 200 mil preservativos, o PM DST/AIDS vai colocar à disposição 1 milhão e meio de camisinhas gratuitas durante todos os dias de folia na capital paulista. Só no último final de semana, cerca de 350 mil camisinhas foram distribuídas no pré-Carnaval de São Paulo (https://goo.gl/AXuvYZ).

Os preservativos poderão ser retirados nos 10 postos médicos instalados por toda a cidade em amplos displays de preservativos e com os agentes de prevenção do PM DST/AIDS, que estarão uniformizados com a camiseta da campanha “Camisinha na Folia”. Esses agentes farão a distribuição das camisinhas em blocos de rua da cidade, dos menores aos que reúnem centenas de milhares de pessoas. A programação e a cobertura completa das ações de prevenção podem ser conferidas na tabela abaixo e nas redes sociais do Programa Municipal de DST/AIDS (Facebook, Twitter e Instagram – @programadstaids).

Além da camisinha, foliões também podem contar com a PEP para prevenir o HIV em situações de risco de infecção (rompimento do preservativo, camisinha saiu etc.) (https://goo.gl/j8uqLa)

 

collections
Galeria de imagens