Secretaria Municipal da Saúde
Pirituba realiza o seu primeiro Carnaval da Saúde
Por Patrícia Santos
A Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) Norte, os CECCOs São Domingos Pirituba, Jaraguá e o CAPS AD Casa Azul, estrearam, em 07 de fevereiro, o “Saúde na Rua”, com o apoio da Prefeitura Regional de Pirituba, da Supervisão de Saúde de Pirituba e da Supervisão de Cultura de Pirituba.
Para a realização do evento, houve uma reunião com a organização do Carnaval de Rua de 2018, na Prefeitura Regional de Pirituba, com a presença de Ivan Lima, prefeito Regional, de Adriana Silva, supervisora de Cultura, e de Cláudio José Bezerra de Queiroz, que providenciou o transporte para os ritmistas do CarnaBronks, dos equipamentos e blocos envolvidos no Carnaval de Rua de Pirituba. Desse encontro, nasceu a parceria com o bloco CarnaBronks, cuja sede fica na COHAB (Companhia Metropolitana de Habitação) de Taipas.
A ideia inicial de promover a atividade foi da técnica de teatro, Ivone Gama, que propôs aproveitar o Carnaval de forma simples e alegre, no embalo de danças, músicas e marchinhas. “Poder curtir o Carnaval de ‘cara limpa’ e ser feliz”, enfatiza Ivone.
Também participaram da organização da festa, as gerentes Kenya Ayo-Kianga da Silva Faustino, do CECCO São Domingos, Sheila Barnabé de Carvalho, do CECCO Pirituba, e Agata Daubek, do CECCO Jaraguá. “Além da diversão e da folia, a atividade também promoveu a integração social por meio da ocupação da rua de uma forma lúdica e saudável. Foi a saúde pela convivência”, destaca Kenya.
Os adereços (máscaras, colares, fantasias) e alguns instrumentos, como chocalhos, por exemplo, foram confeccionados pelos próprios usuários dos serviços, nas oficinas terapêuticas realizadas nos CECCOs e CAPS AD, que reaproveitaram materiais recicláveis, demonstrando consciência sustentável.
Mais de cem pessoas entre profissionais e usuários de outras unidades de saúde, como o CAPS Adulto Pirituba Jaraguá, moradores do entorno e integrantes do Centro Esportivo Clube Escola Pirituba foram para a rua acompanhar a festa.
Planos para 2019
Como as parcerias foram bem-sucedidas, já se sonha em repetir o evento em 2019: “Certamente, o ‘Saúde na Rua’ acaba de inaugurar uma tradição aqui em Pirituba. Mesmo com nossos parques fechados, conseguimos juntar um público que aproveitou, se divertiu, ganhou e produziu saúde e autonomia, circulou pelo território, e conviveu com a diversidade regada a confete e serpentina. A proposta para 2019 é ampliar para todos os equipamentos de saúde e quem sabe culturais da região”, encerra Kenya.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk