Secretaria Municipal da Saúde

Segunda-feira, 19 de Fevereiro de 2018 | Horário: 14:58
Compartilhe:

Usuários de unidades de saúde da zona Norte participam de ‘aulão’ de hidroginástica

Hidroginástica na piscina do CEU Jacanã encanta participantes e ganha adeptos de unidades de saúde da Coordenadoria Regional de Saúde Norte

Por Mariana Freire

Usuários de unidades de saúde curtem aula de hidroginástica na piscina do CEU Jaçanã

A expectativa tirou Clarice Lima, 57, da cama bem cedo. "Não queria perder". Tudo isso para, pela primeira vez, fazer hidroginástica. Antes de entrar na piscina, conta, ela não sabia que sairia de lá com tantos elogios. "Estou me sentindo muito bem. Foi ótimo". O aulão, realizado na manhã da quarta-feira (7) na piscina do (Centro Educacional Unificado) CEU Jaçanã, reuniu cerca de 60 usuários das Unidades Básicas de Saúde (UBS) Vila Nova Galvão e Jardim Apuanã, ambas da Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) Norte.

Maria de Fátima da Silva, 51, foi outra a sentir o efeito positivo da atividade. Segundo ela, o joelho que amanheceu doendo estava bem melhor após a aula. E não foi só o corpo que foi beneficiado. "Em vez de a gente ficar em casa se estressando, vem para cá e se esquece de todos os problemas", comenta.

Além dos usuários, a atividade reuniu colaboradores do IABAS (Instituto de Atenção Básica e Avançada à Saúde) das duas unidades de saúde, do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) Vila Albertina e Flor de Maio e dos agentes de Promoção Ambiental das unidades da região.

"Esse é um equipamento importante para o território; quisemos promover a integração com o CEU e entre os usuários das duas UBS que, mesmo sendo próximas, não tinham esse contato", explica Janaína Lima, educadora física do Nasf Flor de Maio.

A proposta do exercício na piscina trouxe uma experiência nova para os usuários, afirma a educadora física. "A hidroginástica foge do padrão a que eles estão acostumados: muitos a praticaram pela primeira vez. Mas deu para perceber que a atividade deu uma canseira”, brinca, “mas que o saldo foi positivo”.

Ao final do exercício, o clamor foi unânime: “a experiência tem de ser repetida. mais vezes", pede Josefa Nunes, 53. Já Nely Pereira, 49, quer visitar mais o local. "Queremos utilizar mais esse espaço. Não temos muitas opções de divertimento no bairro, então precisamos de atividades como essa sempre", reivindica Nely.

Nilson Teixeira, educador físico do Nasf Vila Albertina, foi o responsável por puxar a aula, ao lado de Janaína. “Os efeitos do exercício na água são sentidos também no aspecto emocional. Há um grande ganho de autoestima, felicidade e energia para quem participa", garante ele.

Além da hidroginástica, a ação teve um momento de ginástica, com alongamento, e de dança, com forró. Para reforçar a conscientização, foi realizada também uma palestra sobre a febre amarela, tirando dúvidas dos participantes, já que a região é uma das áreas prioritárias de vacinação contra a doença.

collections
Galeria de imagens