Secretaria Municipal da Saúde

Quarta-feira, 21 de Fevereiro de 2018 | Horário: 11:47
Compartilhe:

Unidades da região de Aricanduva/Mooca organizam bloco de Carnaval Xô Aedes

Além de alegrar a população do território com marchas de Carnaval, o grupo de foliões deu orientações sobre como combater o mosquito Aedes aegypti

Por Camila Mayume

O Carnaval em São Paulo conquistou muitos foliões e não foi diferente nas unidades de saúde do território da Supervisão Técnica de Saúde Aricanduva Mooca. No dia 09 de fevereiro, as UBS Vila Nova York, Vila Antonieta e Jardim Iva organizaram o bloco de rua ‘Xô Aedes’ – parte integrante da ação educativa ‘Carnasaúde’, que teve como objetivo a prevenção e a orientação sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, da Chikungunuya, do Zika vírus e da Febre Amarela urbana.

O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) em IST/AIDS Mooca e o Centro Temporário de Acolhimento Aricanduva foram parceiros dessa atividade, que contou com a participação de cerca de 200 pessoas, entre usuários, gerentes das unidades e profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e do Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (PAVS).

Os preparativos para a festa começaram em janeiro, quando cada unidade realizou uma oficina com a participação dos profissionais, usuários, membros do conselho gestor e trabalhadores, para confeccionar as camisetas personalizadas, máscaras, bandeiras, entre outros acessórios de Carnaval.

A bateria da escola de samba Flor da Vila Dalila foi a responsável por tocar as marchas de Carnaval que animaram os foliões durante todo o trajeto. Logo pela manhã, os participantes se concentraram no CTA Aricanduva e o bloco partiu em direção à UBS Vila Nova York. Posteriormente, o ‘Xô Aedes’ seguiu para a unidade Jardim Iva, onde foi realizada uma apresentação de zumba.

Durante o percurso, os profissionais das unidades entregaram panfletos educativos sobre os riscos à saúde oferecidos pelo mosquito Aedes e a equipe do CTA Mooca distribuiu preservativos e reforçou a importância da prevenção contra as infecções sexualmente transmissíveis, principalmente nessa época do ano.

Para garantir a segurança, duas equipes do Centro de Engenharia de Tráfego (CET) bloquearam algumas vias do entorno das unidades de saúde e acompanharam o desfile dos foliões.

collections
Galeria de imagens