Secretaria Municipal da Saúde

Quinta-feira, 19 de Abril de 2018 | Horário: 13:45
Compartilhe:

STS Vila Maria/Vila Guilherme realiza a “I Mostra de Experiências Exitosas da Atenção Domiciliar”

Evento contou com trabalhos realizados em residências de usuários e premiou autores que se destacaram nas categorias comunicação oral e do tipo pôster

Por Luana Amorim

A Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) Norte, por meio da Supervisão Técnica de Saúde (STS) Vila Maria/Vila Guilherme, realizou a “I Mostra de Experiências Exitosas da Atenção Domiciliar no Território de Vila Maria / Vila Guilherme”, no último dia 12, das 9h às 12h, na sede do Arquivo Público do Estado de São Paulo (APESP).

Participaram da mesa de abertura Edmir Peralta, representando o secretário municipal da Saúde de São Paulo; Mônica Grant Rolim, representando José Mauro Correa, coordenador regional de Saúde Norte; Antônio Augusto Leporace, supervisor técnico de Saúde da STS Vila Maria/Vila Guilherme; representando a Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) João Maurício Peres, diretor clínico da Rede Assistencial da Supervisão Técnica de Saúde, em nome do superintendente João Rosa; e José Martins de Siqueira, diretor clínico do Hospital Municipal José Storopolli, representando o superintendente Luis Fernando Paes Leme.

Na ocasião, foram apresentados na forma de comunicação oral, os seguintes trabalhos: 

- “Agregando a interdisciplinaridade no serviço de atendimento domiciliar na UBS Jardim Japão”;
- “Cuidados paliativos no domicílio: um breve relato da Equipe Multiprofissional de Atenção Domiciliar (EMAD) do Hospital Municipal José Storopolli”;
- “A importância da atuação da rede assistencial na reinserção à sociedade de cidadão restrito em cárcere privado por 40 anos”;
- “Relato de caso UBS Vila Guilherme: atendimento domiciliar a paciente com tetraplegia de C3 ocasionada por acidente automobilístico”.

Na modalidade comunicação do tipo pôster, foram apresentados os seguintes trabalhos:

- “Acompanhamento em atenção domiciliar de paciente com hiperplasia prostática benigna da UBS Jardim Julieta”;
- “A inserção da equipe de saúde bucal na atenção domiciliar da UBS Parque Novo Mundo I”;
- “A relevância da atuação da estratégia saúde da família na atenção domiciliar da UBS Parque Novo Mundo II”;
- “Construção de vínculo por meio da equipe multiprofissional da UBS Vila Ede”;
- “Abordagem do atendimento domiciliar ao usuário portador de transtorno mental da UBS Carandiru”;
- “Inclusão da equipe multiprofissional no atendimento domiciliar em atenção básica da UBS Vila Sabrina”;
- “EMAD e Saúde Bucal: melhorando a qualidade de vida do paciente da EMAD Jardim Japão”;
- “O papel da fisioterapia na capacitação dos cuidados na atenção domiciliar da EMAD Jardim Japão”;
- “Violência e reabilitação: relato de caso assistencial no domicílio da EMAD do Hospital Municipal José Storopolli com a Equipe Multiprofissionais de Apoio (EMAP) I”;
- “Desospitalização e capacitação para os cuidados de dispositivos essenciais à vida no domicílio da EMAD do Hospital Municipal José Storopolli com a Equipe Multiprofissionais de Apoio (EMAP) II”.

Os premiados

Apresentado pela enfermeira Lileh Fernandes Aranha e pela assistente social Mariane de Guimarães da Silva, ambas da região da Vila Maria/Vila Guilherme, o trabalho premiado na categoria comunicação oral foi: “Relato de caso UBS Vila Guilherme: atendimento domiciliar a paciente com tetraplegia de C3 ocasionada por acidente automobilístico”.

“Trabalhamos com atenção domiciliar na equipe multidisciplinar, pois acreditamos que um trabalho de qualidade requer atuar em equipe, até porque ninguém faz nada sozinho. Ter ganhado o prêmio foi maravilhoso, mas participar desse evento trazendo o caso dessa paciente que envolveu toda a rede, enaltecer a importância da participação da equipe que tanto prezamos, e poder contar essa história foi realmente gratificante”, afirmou Mariane.

Já na categoria comunicação do tipo pôster, o ganhador do prêmio foi Ricardo Cordeiro, dentista e gerente da Unidade Básica de Saúde (UBS) Parque Novo Mundo I, que abordou o tema: “A inserção da equipe de saúde bucal na atenção domiciliar da UBS Parque Novo Mundo I”.

“A proposta do trabalho”, explica ele, “foi fazer um levantamento das necessidades de saúde bucal da população e tentar solucionar os casos encontrados, seja dentro das casas, seja vinculando o paciente à unidade; e também promover uma melhora do paciente por meio da odontologia, evidenciando a importância da equipe multidisciplinar. Estou extremamente feliz por ter recebido esse prêmio em reconhecimento à equipe de saúde bucal.”

collections
Galeria de imagens