Secretaria Municipal da Saúde
Programa Municipal de DST/AIDS distribui mais de 550 mil preservativos na semana do Orgulho LGBT
Mais de 550 mil preservativos gratuitos serão colocados à disposição pelo Programa Municipal de DST/AIDS (PM DST/AIDS), da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo (SMS), durante esta semana do Orgulho LGBT da capital paulista. A distribuição das camisinhas acontece em pontos estratégicos e em eventos temáticos, para atingir o maior número de pessoas, especialmente a população LGBTI+.
“Os gays, outros homens que fazem sexo com homens, as travestis e as pessoas trans fazem parte da população-chave para a epidemia do HIV/AIDS, se tornando mais vulneráveis à infecção do vírus. Por isso, é tão importante colocar a prevenção onde as pessoas estão, de mais fácil acesso”, diz Cristina Abbate, coordenadora do PM DST/AIDS.
Nessa semana que antecede a 22ª Parada do Orgulho LGBT, o programa de DST/AIDS da capital paulista instalou banners nos postes da avenida Paulista com mensagens de prevenção às infecções sexualmente transmissíveis (ISTs)/AIDS. Os temas abordados são a distribuição gratuita de camisinhas, a divulgação das Profilaxias Pós-Exposição (PEP) e Pré-Exposição (PrEP), além da Prevenção Combinada ao HIV. Todas essas formas de prevenção ao vírus são oferecidas gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) da capital paulista. Há ainda um painel sobre a pesquisa “A Hora É Agora-SP”, que está distribuindo autotestes de HIV na cidade de São Paulo para homens gays e outros homens que fazem sexo com homens (HSH), maiores de 18 anos e moradores da capital paulista.
O PM DST/AIDS firmou também parcerias com estabelecimentos estratégicos e festas de estabelecimentos do Centro da cidade para a distribuição de preservativos nesses locais, bem como divulgação de materiais de comunicação sobre os autotestes gratuitos de HIV. Em partes desses locais acontecem festas temáticas da Parada e a maior parte dos frequentadores é o público-chave das ações.
Na próxima quinta-feira (31), a Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo (APOGLBTSP) promoverá a 18ª Feira do Orgulho LGBT no Vale do Anhangabaú, no Centro. O programa também estará no local, das 10h às 16h, ofertando preservativos gratuitos e orientação sobre prevenção às ISTs/AIDS. Haverá ainda a realização de testes rápidos de fluido oral – sem o uso de sangue – de HIV nas unidades móveis do programa. Vale destacar que todo o procedimento é sigiloso e seguro.
No sexta-feira (1º), um aplicativo de relacionamento gay e de HSHs promoverá um campeonato de futebol composto por atletas gays. A disputa da taça acontecerá na Lapa, na zona Oeste, e também contará com a ação de testagem rápida de HIV do Programa Municipal de DST/AIDS de São Paulo.
Durante a Parada, agentes de prevenção do Programa Municipal de DST/AIDS farão a distribuição de camisinhas masculinas e femininas, bem como conversarão com o público sobre formas de prevenção às ISTs/AIDS. Esta atividade acontecerá das 10h às 17h.
O órgão terá ainda três tendas instaladas em frente aos parques Trianon e Mário Covas e ao Conjunto Nacional, na avenida Paulista. Acima de cada tenda haverá testeiras e blimps (balões infláveis) que indicam a presença do PM DST/AIDS no local.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk