Secretaria Municipal da Saúde
Saúde distribuiu 4 milhões de camisinhas no metrô de São Paulo em 2018
Por Thiago Pássaro
Mais de 4 milhões de camisinhas gratuitas foram distribuídas no metrô de São Paulo entre abril e dezembro do ano passado nas 26 estações das linhas 4-Amarela e 5-Lilás, que contam com enormes dispensadores de preservativos. A iniciativa é uma parceria entre o Programa Municipal de DST/Aids (PM DST/Aids), da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de São Paulo, e a ViaQuatro e ViaMobilidade, empresas que administram as duas linha respectivamente.
“As estações de metrô recebem milhões de usuários todos os dias e, por isso, são uma importante forma de tornar a prevenção às infecções sexualmente transmissíveis (ISTs)/HIV mais próxima às pessoas. Para além das unidades de saúde, a camisinha também tem que estar disponível em locais de fácil acesso, como o próprio metrô e os terminais de ônibus, que já contam com os dispensadores há mais de três anos”, diz Cristina Abbate, coordenadora do PM DST/Aids.
Cada display tem capacidade de armazenar mais de 14 mil camisinhas. Os dispensadores e os preservativos são disponibilizados pelo programa de DST/Aids da capital paulista e depois distribuídos pelas estações por equipes internas das duas empresas.
O projeto piloto começou em abril na estação República da linha 4-Amarela. No mês seguinte, foi a vez das estações Pinheiros e Butantã. Agosto marcou a ampliação para Luz, Higienópolis-Mackenzie e Fradique Coutinho, bem como a implantação dos dispensadores em 12 estações da Linha 5-Lilás. Em outubro, os displays de preservativos chegaram à Paulista, Faria Lima e Oscar Freire, da linha 4-Amarela, e AACD-Servidor, Hospital São Paulo, Santa Cruz e Chácara Klabin, da linha 5-Lilás. Em dezembro, a estação São Paulo-Morumbi, da linha 4, completou a lista.
Ainda no último mês do ano, durante a campanha do Dia Mundial de Luta Contra Aids (1º de dezembro), a estação República, da linha 3-Vermelha, também recebeu um dispensador de camisinhas, numa parceria inédita com a Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô). Só nesses últimos 30 dias, cerca de 80 mil preservativos foram retirados neste ponto de distribuição.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk