Secretaria Municipal da Saúde

Quarta-feira, 20 de Março de 2019 | Horário: 19:05
Compartilhe:

Profissionais escolhem vagas para as bases do SAMU nas regiões Sudeste e Oeste

Em janeiro, o SAMU tinha 1.262 profissionais e ao final da descentralização, serão 1.411 nas equipes das bases


Profissionais são recepcionados para a escolha de vagas para as bases do SAMU


As Coordenadorias Regionais de Saúde (CRS) Sudeste e Oeste recepcionaram entre terça (19) e quarta-feira (20), os profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), como parte do processo de ampliação e descentralização do serviço, que teve início em 2016. Na CR Sudeste, 98 profissionais foram recebidos no auditório da coordenadoria e, na região Oeste 43 profissionais também foram recepcionados na sede da coordenadoria. Em janeiro, o SAMU tinha 1.262 profissionais e ao final da descentralização, serão 1.411.

Antes de assumir as funções em abril, os profissionais das Coordenadoria Regionais de Saúde, com seus respectivos interlocutores do SAMU e funcionários do RH participaram de fóruns regionais para a discussão do processo de descentralização e de oficina na sede da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), para o alinhamento de toda a estratégia de acolhimento realizada pelas CRS.

A escolha dos locais de atuação aconteceu na primeira etapa deste processo. Cada profissional teve a oportunidade de manifestar o interesse em permanecer ou não no local da mobilização das ambulâncias, atrelado ao Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (Cnes).

“Caso não optante, o profissional passava para a escolha das vagas remanescentes, nessa segunda etapa, cuja ordem de escolha foi o tempo de trabalho prestado no serviço. Os profissionais que não prestavam a assistência, foram incluídos agora nas escalas”, explica o coordenador da Regulação Municipal, Marcelo Takano.

A atual fase da descentralização teve início em 25 de fevereiro, quando houve a realocação das equipes baseadas nas atuais 58 bases do serviço, ampliando a cobertura assistencial para 78 pontos de apoio. As novas bases serão integradas a equipamentos de saúde, de acordo com o planejamento estratégico realizado no início da atual gestão.

Sobre o SAMU

O SAMU atende mais de 5.000 ligações diárias. Esse total inclui chamados múltiplos para a mesma ocorrência, trotes e solicitações de informações que não se enquadram nas características do serviço. Todos os dias, em média, são realizados 600 despachos de viaturas para atendimento de ocorrências de urgência e emergência foco do serviço. Todas as ocorrências são acompanhadas pela Central de Operações até a sua conclusão, de acordo com a prioridade clínica e a disponibilidade do recurso. Os acionamentos inadequados, tais como os trotes, cancelamentos de solicitação (resolvido por meios próprios ou por outro recurso de resgate e recusa, quando o acionamento provém de terceiros) impactam diretamente na efetividade do encaminhamento das ambulâncias.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) é regulado por médicos que, de acordo com as informações transmitidas durante a ligação telefônica, classificam o risco e mobilizam os recursos de acordo com a gravidade.

collections
Galeria de imagens