Secretaria Municipal da Saúde

Terça-feira, 30 de Julho de 2019 | Horário: 17:21
Compartilhe:

Prefeitura dará incentivo a condutores do SAMU

Cidade recebe 20 novas ambulâncias e concede abono por plantões extras de motoristas para aumentar eficiência do SAMU na capital

Dando sequência ao processo de reestruturação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192), a cidade de São Paulo recebe, nesta terça-feira, 30/7, 20 ambulâncias que passam a integrar a frota de 122 unidades do Samu na cidade de São Paulo. Na ocasião o prefeito Bruno Covas, assina também o decreto que permite o pagamento de incentivo aos condutores que fizerem plantões. A medida aumentará a disponibilidade de condutores para integrar as equipes de emergência, o que resultará num maior número de ambulâncias do SAMU rodando pela cidade.

O objetivo da regulamentação é viabilizar a operação plena da frota habilitada pelo Ministério da Saúde para integrar o SAMU na cidade de São Paulo. A Secretaria Municipal da Saúde quer que todas as 122 unidades rodem 24 horas por dia.

O pagamento do abono para o plantão extra dos condutores é uma antiga reinvindicação da classe e também terá um efeito positivo sobre a qualidade da operação regular do SAMU. A medida estabelece critérios como assiduidade, pontualidade e disciplina para a convocação dos condutores aos plantões extras.

A medida faz parte da reestruturação do SAMU que começou a ser planejada em 2017 e teve sua primeira fase anunciada em fevereiro com a descentralização e integração das bases à rede pública de Saúde. As mudanças permitiram uma melhor divisão das equipes e o aumento de 58 para as atuais 72 bases de apoio, muito próximo da meta de chegar a 78 até 2020.


Com a disposição das equipes de forma mais racional foi possível diagnosticar as áreas onde é preciso colocar recursos com mais precisão. Esta análise levou à decisão de instituir o incentivo aos condutores para a participação em plantões extra. As 20 novas ambulâncias fazem parte de um processo de renovação da frota do SAMU. As novas unidades vão substituir veículos usados que passam a integrar a reserva técnica SAMU. Desde 2017 mais de 40% da frota do SAMU da cidade de São Paulo foi renovada.

#PraCegoVer: Na foto prefeito Bruno Covas junto com vários condutores do SAMU. Ao novos veículos do SAMU#PraCegoVer: Na imagem Prefeito Bruno Covas segurando chave do novo veículo do SAMU, Junto com alguns condutores
As 20 novas ambulâncias renovam a frota do SAMU, substituindo reserva técnica do Serviço de urgência e emergência
 

collections
Galeria de imagens