Secretaria Municipal da Saúde
Saúde lança testes de clamídia e gonorreia nesta quarta-feira (11)
Por Thiago Pássaro
A partir da próxima quarta-feira (11), o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) em DST/Aids de Pirituba, na zona Norte da cidade de São Paulo, passa a oferecer testes de clamídia e gonorreia como um projeto piloto. É a primeira vez no Sistema Único de Saúde (SUS) que esses testes são comprados e fornecidos pelo poder público. Até então, apenas pesquisas acadêmicas, com prazos de validade específicos, haviam ofertados esses kits.
"Hoje em dia, o diagnóstico dessas infecções sexualmente transmissíveis [IST] é feito por abordagem sindrômica. Os novos testes permitem diagnosticar pessoas assintomáticas", explica Cristina Abbate, coordenadora do Programa Municipal de DST/Aids (PM DST/Aids), da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de São Paulo.
Os exames serão oferecidos aos usuários em Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) ao HIV da unidade. A PrEP é uma forma de prevenção ao vírus causador da aids, por um medicamento que deve ser tomado todos os dias. Atualmente, o CTA Pirituba já tem mais de 370 usuários que iniciaram a profilaxia.
"As pessoas que fazem uso da PrEP precisam realizar testes de HIV, sífilis e hepatites, rotineiramente. A proposta agora é incluir mais dois exames para rastreamento de outras IST, não preveníveis pela PrEP. Como as consultas são agendadas com intervalo máximo de quatro meses, um possível diagnóstico é feito de forma recente, o que permite o início imediato do tratamento", diz Robinson Fernandes de Camargo, coordenador de Assistência do PM DST/Aids.
"Nessa fase inicial vamos avaliar, por exemplo, a adesão dos usuários à essas novas tecnologias, o índice de positividade de cada exame e conhecer o perfil das pessoas. A depender dos resultados, a ideia é expandir essa iniciativa para toda a cidade", finaliza Abbate.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk