Secretaria Municipal da Saúde

Segunda-feira, 11 de Janeiro de 2021 | Horário: 18:00
Compartilhe:

Dois hospitais municipais atingem nível máximo em certificação de excelência

Hospitais municipais M’Boi Mirim e Vila Santa Catarina foram classificados como Nível 3 – Acreditado com Excelência - pela Organização Nacional de Acreditação (ONA)

Os hospitais municipais Dr. Moysés Deutsch (M’Boi Mirim) e Dr. Gilson de Cassia Marques de Carvalho (Vila Santa Catarina) atingiram o nível máximo em certificação de excelência pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). As duas unidades receberam a homologação de acreditação Nível 3 - Acreditado com Excelência.

No M’Boi Mirim, o resultado da avaliação recomendou que o hospital mantivesse o Nível 3, o mais elevado da certificação ONA. Isso significa que o hospital atende a três critérios da avaliação: 1) cumpre ou supera, em 90% ou mais, os padrões de qualidade e segurança; 2) cumpre ou supera, em 80% ou mais, os padrões de gestão integrada; e 3) cumpre ou supera, em 70% ou mais, os padrões ONA de Excelência em Gestão, demonstrando uma cultura organizacional de melhoria contínua com maturidade institucional.

Em primeiro plano, do lado esquerdo, há um totem em que está escrito Prefeitura de São Paulo Saúde e abaixo o nome do Hospital Municipal M'Boi Mirim. Mais à direita, uma placa indica a entrada para o estacionamento e ao fundo aparece a fachada do hospital com janelas pequenas

O Hospital M'Boi Mirim, certificado com a ONA 3 e o único hospital público brasileiro listado entre os 50 melhores da América Latina (Fotos: Edson Hatakeyama)

 

O Hospital do M’Boi Mirim foi certificado como ONA 2 em 2012, quatro anos e oito meses após a sua inauguração. Em 2014, foi recertificado como ONA 3 e manteve o nível de excelência em 2020. Já o Hospital Municipal Vila Santa Catarina passou em 2020 do Nível 2 para o 3.

LEIA TAMBÉM:

Dois hospitais municipais passam a realizar cirurgias bariátricas na capital

Prefeitura amplia Teste do Pezinho para mais de 50 doenças verificadas

A Acreditação ONA é a única no país com certificações em diferentes níveis, o que permite avaliar a melhoria contínua na gestão e nos processos das organizações de saúde.

São três níveis de acreditação, 1, 2 e 3. No Nível 1 (Acreditado), a organização de saúde cumpre ou supera, em 70% ou mais, os padrões de qualidade e segurança definidos pela ONA. São avaliadas todas as áreas de atividades da instituição, incluindo aspectos estruturais e assistenciais.

Leito do Hospital Municipal Vila Santa Catarina. O quarto tem uma cama hsopitalar, uma cadeira preta, um sofá preto e uma cadeira de rodas preta. À frente da cama hospitalar há uma televisão pendurada na parede e na cabeceira da cama alguns aparelhos hospitalares fixados na parede

Leito do Hospital Municipal Vila Santa Catarina, que também recebeu a certificação máxima de excelência

 

No Nível 2 (Acreditado Pleno), a organização precisa atender a dois critérios: 1) cumprir ou superar, em 80% ou mais, os padrões de qualidade e segurança; 2) cumprir ou superar, em 70% ou mais, os padrões ONA de gestão integrada, com processos ocorrendo de maneira fluida e plena comunicação entre as atividades. Os certificados ONA I e ONA II têm validade de dois anos. Já o ONA III é válido por três anos.

Outra boa notícia é que o Hospital Municipal M’Boi Mirim também foi o único hospital público brasileiro listado entre os 50 melhores da América Latina pelo ranking América Economía, órgão que avalia os negócios, a economia e as finanças de América Latina, bem como analisa a política e aspectos sociais do bloco.

 

collections
Galeria de imagens