Secretaria Municipal da Saúde
Capital já tem um terço de idosos com 90 anos ou mais vacinados
Idosa recebe a primeira dose da vacina contra a Covid-19 numa das AMAs do município (Foto: Secretaria Municipal da Saúde)
O primeiro dia de vacinação de idosos com mais de 90 anos na cidade de São Paulo, sexta-feira (5), terminou com 12.914 imunizados contra a Covid-19. Para se ter uma ideia, esse número representa um terço do público esperado, que soma 32.837. A vacinação continuou neste sabado nas AMAs/UBSs Integradas, das 7h às 19h.
Consulte a lista das AMAs/UBSs Integradas que funcionam aos sábados
Com os quase 13 mil idosos que receberam a primeira dose do imunizante na sexta-feira, a cidade chega a 202.554 imunizados em toda a capital. Na segunda-feira (8), a vacinação prossegue com o reforço de cinco postos de drive-thru para o atendimento aos maiores de 90 anos. No dia 15, os idosos acima de 85 anos também poderão começar a ser vacinados.
A operação drive-thru terá o apoio da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) para a organização do trânsito local. O funcionamento das cinco unidades será de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, nos seguinte endereços:
1. Praça Charles Muller - Estádio do Pacaembu (Zona Oeste)
2. Neo Química Arena Corinthians (Zona Leste)
3. Autódromo de Interlagos - Rua Jacinto Júlio, altura do nº 589 – Portão 9, entrada KRF (Zona Sul)
4. Centro de Exposições do Anhembi - Rua Olavo Fontoura – Portão 38 (Zona Norte)
5. Igreja Boas Novas, na Vila Prudente - Rua Marechal Malet, 535 - Parque da Vila Prudente (Zona Leste)
Além das 468 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município e dos cinco drive-thrus, as vacinas estarão disponíveis em três centros-escolas, das 7h às 19h, a partir de segunda-feira, nos seguintes endereços:
1. Centro-Escola Barra Funda - Av. Dr. Abrahão Ribeiro, 283
2. Centro-Escola Geraldo de Paula Souza - Av. Dr. Arnaldo, 925
3. Centro-Escola Samuel Barnsley Pessoa – Av. Vital Brasil, 1.490, Butantã
Os idosos com dificuldades ou incapacidade de locomoção serão atendidos pelos agentes do Programa Saúde da Família (PSF) e vacinados em suas casas. Quem ainda não for inscrito no Programa e se enquadrar nesta categoria, deve entrar em contato com a Unidade Básica de Saúde mais próxima e solicitar (localize uma UBS pelo site Busca Saúde).
O secretário municipal da Saúde, Edson Aparecido, afirma que o primeiro dia de vacinação contra a Covid-19 na cidade de São Paulo na população idosa acima de 90 anos foi muito significativo. "O prefeito Bruno Covas pediu para antecipar a campanha, pois as doses já estavam disponíveis, e sabemos que todos os idosos estavam ansiosos para esse dia.” A expectativa da administração é aplicar a segunda dose a partir do dia 20 de fevereiro. O secretário ainda acrescentou que a cidade conta com uma rede estruturada com mais de mil equipamentos de saúde municipal, além de outros pontos montados para evitar aglomeração, e, assim, acolher os idosos e usuários da maneira merecida.
A primeira remessa de vacinas recebida do Programa Nacional de Imunização (PNI) permitirá imunizar todo o público-alvo da fase 1 da campanha, que contempla: os trabalhadores da linha de frente da saúde, indígenas, quilombolas, além de idosos que vivem em Instituições de Longa Permanência (ILPIs) da rede pública e privada, e pessoas com deficiência acima de 18 anos que vivem em instituições sociais.
Na próxima terça-feira (9), começa também a vacinação dos profissionais de saúde autônomos com idade acima de 60 anos. A campanha de imunização contra a Covid-19 na capital é realizada de acordo com a disponibilidade das remessas de doses repassadas pelo Ministério da Saúde, seguindo etapas do cronograma e públicos-alvo da campanha de vacinação do Governo do Estado de São Paulo.
Os profissionais de saúde e auxiliares dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), Centros Especializados em Reabilitação (CER) e Centros de Convivência e Cooperativa (Ceccos) também serão imunizados a partir de terça-feira.
Contando os idosos assistidos pelas Instituições de Longa Permanência que receberam a primeira dose, a Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo (SMS) já vacinou mais de 29 mil idosos até sexta-feira (5).
Pré-cadastro no site Vacina Já
Os idosos, seus familiares ou qualquer pessoa que integre o público previsto na campanha podem realizar o pré-cadastramento para a vacinação contra a Covid-19 no site Vacina Já, do Governo do Estado de São Paulo. Basta inserir dados como nome completo, CPF, endereço completo, telefone e data de nascimento.
A ferramenta ajuda a agilizar o atendimento e a evitar aglomerações. Vale ressaltar que não é um agendamento e o preenchimento não é obrigatório para receber a vacina, mas contribui para melhorar a dinâmica dos serviços e a rotina do próprio cidadão. O pré-cadastro economiza 90% no tempo de atendimento para imunização, evitando aglomeração nos locais.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk