Secretaria Municipal da Saúde
Maio Verde Esmeralda ressalta a importância da enfermagem nos avanços da saúde
“Quando a enfermagem avança, toda a saúde avança.” Este é o lema da campanha Maio Verde Esmeralda, que acaba de ser lançada pela categoria dos profissionais de enfermagem.
O nome faz alusão à saúde e à pedra relacionada à profissão e o mês de conscientização visa ressaltar a importância do profissional de enfermagem no acesso da população à assistência em saúde em todos os momentos da história, desde situações agradáveis e comuns, como o nascimento de um bebê, aos períodos conturbados e desafiadores, como os de uma guerra ou de uma pandemia.
O movimento nasce em 2021 após mais de um ano de árduo trabalho no enfrentamento da Covid-19. O Dia da Enfermagem é comemorado nesta quarta-feira, 12 de maio.
Do trabalho nos leitos hospitalares à campanha de vacinação, atuação dos profissionais de enfermagem merece respeito e valorização (Foto: Edson Hatakeyama)
Desde o início da pandemia, profissionais de enfermagem do mundo todo foram hostilizados com base em argumentos frágeis como os de que quem trabalha na linha de frente carrega o novo coronavírus para fora do hospital. Em 2020, inúmeros profissionais da linha de frente tiveram seus carros vandalizados, foram barrados nos elevadores dos edifícios ondem moram por vizinhos, e outras formas de exclusão.
Com a chegada da vacina, profissionais da área passaram a ser acusados de não aplicar corretamente o imunizante. Tanto a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) quanto o Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren-SP) verificam cada denúncia recebida.
LEIA TAMBÉM: Semana da Enfermagem ressalta papel da categoria na imunização contra a Covid-19
Os casos checados pela Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa), ligada diretamente à SMS, passam por um processo de análise minuciosa de vídeos e fotos e a produção de provas para caracterizar os fatos. Um parecer técnico da conduta a ser realizada pela unidade de saúde onde aconteceu o caso é emitido. Quando há erro por parte do profissional, uma notificação é feita para que uma nova dose da vacina seja agendada para o munícipe, conforme orientação técnica do Plano Municipal de Imunização (PMI).
Do início da vacinação, no dia 19 de janeiro, até o dia 7 de maio, a Covisa aponta que recebeu 50 denúncias com vídeos. Todos os conteúdos foram analisados e somente em duas ocasiões se comprovou erro por parte do profissional de saúde.
Cabe ressaltar que até terça-feira (11) a rede municipal de saúde já havia aplicado 3.839.223 doses da vacina contra a Covid-19. São quase 4 milhões de doses aplicadas e apenas dois erros, que podem ter ocorrido por diferentes razões.
“A SMS e o Coren-SP reconhecem o valor do profissional de enfermagem no combate à Covid-19 e se solidarizam com a categoria. Esperamos que as pessoas passem a valorizar e respeitar mais estes profissionais que tanto se dedicam a cuidar da saúde da população”, afirma Sandra Sabino Fonseca, secretária-Executiva de Atenção Básica, Especialidades e Vigilância em Saúde.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk